Fies 2017

Fies 2017-2 deverá ter menos inscrições

18 de abril de 2017

Fies 2017-2 deverá ter menos inscrições, pois o setor de ensino da iniciativa privada está pouco otimista com a oferta de vagas pelo Fies para o segundo semestre.

Parte das Instituições acredita que não haverá novas inscrições. Outros grupos do mercado preveem número ainda menor do que as cerca de 60 mil vagas oferecidas na primeira edição relativas ao primeiro semestre de 2017.

Fies 2017-2 deverá ter menos inscrições

O principal motivo para o pessimismo das Instituições é o discurso de austeridade da equipe econômica do governo, que prevê cortes de R$ 42,1 bilhões nas despesas da União este ano referente ao Financiamento Estudantil.

Fies 2.0

A proposta do governo federal é a implementação do Fies 2.0 que deveria usar fontes de recursos privados com incentivos públicos, mas os bancos não demonstraram muito interesse em participar de tal iniciativa.

Em breve o governo federal deverá divulgar informações relativas ao Financiamento Estudantil, que segundo o próprio governo possui uma inadimplência muito alta, que gira em torno de 53%, o que vem gerando déficit para o tesouro.

Alterações já anunciadas pelo MEC

O MEC já sinalizou algumas alterações para o Fies e em breve lançará as informações oficialmente. Estão abaixo as modificações que já foram veiculadas pelo ministério:

-O Fies continuará a priorizar cursos com nota 4 e 5 nas avaliações do MEC;

-Continuará com prioridade nas áreas de saúde, tecnologia e licenciaturas;

-Alterações nos prazos de duração dos empréstimos;

-Período de carência para início da quitação das prestações;

-Contribuição das instituições privadas para o fundo garantidor.

Pré-requisitos Fies

Conforme edital do programa, os pré-requisitos são:

Ser de família com renda familiar bruta de no máximo três salários mínimos por pessoa;

-Ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010; além de possuir média das notas nas provas igual ou superior a 450, além de não ter zerado a redação.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis para 2017.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply