Fies 2017

Fies terá alterações para novos financiamentos

18 de maio de 2017
Fies terá alterações para novos financiamentos
5 (100%) 1 vote

Fies terá alterações para novos financiamentos, que serão divulgadas nas próximas semanas; pois o Financiamento Estudantil passará por várias reformulações, conforme anunciado pelo Ministério da Educação.

Fies terá alterações para novos financiamentos

No primeiro semestre de 2017, de acordo com o Ministério da Educação (MEC) foram oferecidas 150 mil vagas para o Fies, com um novo valor máximo de mensalidades a serem financiadas: R$ 5 mil, que representam uma redução de 34,7% em relação ao teto anterior, de R$ 7 mil. Esse foi o primeiro passo na reestruturação do programa, segundo o que o ministro afirmou em fevereiro deste ano.

O Fies, de acordo com seu edital, oferece contratos de financiamento de cursos de graduação em universidades e faculdades particulares. Os candidatos são selecionados com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e e em seus perfis socioeconômicos. Atualmente, o Fies financia aproximadamente de 1,5 milhão de estudantes no Brasil, com aproximadamente 49,8% de inadimplência.

Alterações Fies

A proposta do governo federal é a implementação do Fies 2.0; que deveria usar fontes de recursos privados com incentivos públicos, mas os bancos não demonstraram muito interesse em participar de tal iniciativa.

O governo federal deverá divulgar, nos próximos dias, informações relativas ao Financiamento Estudantil; que segundo o próprio governo possui uma inadimplência muito alta, que gira em torno de 53%, o que vem gerando déficit para o tesouro.

Alterações que já foram anunciadas pelo MEC

O MEC já sinalizou algumas alterações para o Fies e em breve lançará as informações oficialmente. Estão abaixo as modificações que já foram veiculadas pelo ministério:

-O Fies continuará a priorizar cursos com nota 4 e 5 nas avaliações do MEC;

-Continuará com prioridade nas áreas de saúde, tecnologia e licenciaturas;

-Alterações nos prazos de duração dos empréstimos;

-Período de carência para início da quitação das prestações;

-Contribuição das instituições privadas para o fundo garantidor.

Pré-requisitos Fies – Financiamento Estudantil

Conforme edital do Fies, os pré-requisitos são:

-Ser de família com renda familiar bruta de no máximo três salários mínimos por pessoa;

-Ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010; além de possuir média das notas nas provas igual ou superior a 450, além de não ter zerado a redação.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis para 2017.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply