Fies 2018

Cronograma Fies 2018

Publicidade

Cronograma Fies 2018 referente ao Financiamento Estudantil, que garante financiamento para custeio da graduação em Instituições de Ensino Particulares.

Cronograma Fies 2018

Todo o processo relativo à inscrição será realizado pela internet entre os dias 19 e 28 de fevereiro de 2018. Acesse o site do Fies e preencha os dados.

Publicidade

Resultados Fies 2018

O resultado deverá ser publicado no dia 5 de março, em chamada única. No caso dos estudantes inscritos pelo P-FIES a relação de selecionados deverá ser publicada no dia 12 seguinte.

Lista de Espera FIES 2018

Com exceção do P-FIES, os candidatos não convocados poderão manifestar interesse por lista de espera entre os dias 6 e 30 de março.

Os selecionados deverão acessar o SisFies para concluir a inscrição e validar seus dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em até dez dias. Além disso, será necessário comparecer a um agente financeiro do FIES em até 20 dias com a documentação exigida e formalizar a contratação do financiamento.

Publicidade

Veja os passos para realizar a inscrição junto ao Fies 2018

Para efetivar a inscrição, o candidato deverá informar os dados pessoais e do grupo familiar. Além disso, será necessário definir o grupo de preferência; que levará em consideração os seguintes itens: estado; município; nomenclatura do curso; conceito pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); e área e subárea do conhecimento.

Poderão se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edições a partir de 2010; com média acima de 450 pontos e sem ter zerado a redação.

De acordo com o Edital, estudantes com renda familiar de até cinco salários-mínimos por mês podem se inscrever na FIES. No entanto, aqueles com rendimentos mensais de três até cinco salários somente poderão se inscrever na modalidade chamada de P-FIES.

Publicidade

O estudante deverá indicar até três opções de cursos, em ordem de prioridade e poderá alterar essas opções quantas vezes achar necessário até o fim do prazo de inscrições. Para fins de classificação será considerada a última alteração feita.

Vagas oferecidas Fies 2018

De acordo com o edital, a  expectativa é o oferecimento de 310 mil novas vagas, sendo 100 mil delas a juros zero, de acordo com a faixa em que o estudante se enquadrar.

Novo FIES

No final de 2017, o governo anunciou mudanças referentes ao FIES, entre elas a criação de três faixas de financiamento, beneficiando grupos diferentes. Abaixo os detalhes de cada uma:

FIES 1 – Fundo Garantidor

– 100 mil vagas para todo o Brasil;
– Fonte de recurso: Tesouro Nacional;
– Juros zero com correção da inflação;
– Prestações de, no máximo, 10% da renda familiar;
– Renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

FIES 2 – Regional

– 150 mil vagas para Centro-Oeste, Nordeste e Norte;
– Fonte de recurso: Fundos Constitucionais do Centro-Oeste, Nordeste e Norte;
-Taxa de juros varia de acordo com a instituição financeira onde foi fechado o financiamento;
– Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

FIES 3 – Desenvolvimento

– 60 mil vagas, com possibilidade de aumento para 80 mil;
– Fonte de recurso: BNDES e fundos de desenvolvimento regionais do Centro-Oeste, Nordeste e Norte;
– Taxa de juros varia de acordo com a instituição financeira onde foi fechado o financiamento;
– Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *