Fies 2019

Inscrição do Fies 2019

Publicidade

As inscrições do FIES 2019, o Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), será realizada no início de 2019. O programa do governo oferece empréstimos para estudantes fazerem o Ensino Superior em universidades privadas.

Como se inscrever no FIES 2019

  • Os candidatos devem acessar o site http://fiesselecao.mec.gov.br e clicar no link em “Primeiro Acesso”.
  • Na sequencia é preciso digitar o CPF e data de nascimento do candidato. O sistema fará uma busca pelo boletim de desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – e solicitará uma senha e endereço de email.
  • Em seguida será preciso acessar o endereço de e-mail cadastrado anteriormente e abrir a mensagem enviada pelo programa. Neste email haverá um link de ativação para que o estudante pode se inscrever no Fies.
  • Uma vez ativada a conta, é preciso voltar para o site de Seleção do Fies e clicar em “Já sou registrado”.
  • Será solicitada a senha previamente cadastrada. É só digitá-la juntamente com o email.
  • O candidato deverá preencher os dados pessoais e informar a renda de cada membro da sua família (daqueles que residem na mesma casa).
  • Para finalizar a inscrição, o aluno deve escolher uma das modalidades do Fies e escolher até 3 opções de curso.
  • Normalmente é possível alterar as opções de curso enquanto as inscrições estão abertas.

Requisitos para se inscrever no Fies

Para se inscrever no Fies é preciso atender a algumas condições:

Publicidade
  • ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtida a média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos, e a nota de redação ser maior do que 0 (zero).
  • ter renda familiar bruta mensal per capita de: i) até 3 (três) salários mínimos, na forma de financiamento do Fies; ii) 3 (três) a 5 (cinco) salários mínimos, na forma de financiamento da P-Fies (quando o agente financeiro é o banco).

Modalidades do Fies

O novo Fies tem duas modalidades:

  • Fies: se aplica aos inscritos precisam ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. Neste tipo de financiamento, o pagamento será feito com zero de juros. Se o aluno se encaixa nessa faixa de renda, ele só pode participar do P-Fies se não há vaga para o curso que deseja na primeira modalidade.
  • P-Fies: se aplica aos inscritos cuja renda familiar per capita está entre 3 e 5 salários mínimos. Nesta modalidade, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito (banco).
Inscrição no Fies 2019

Pagamento do empréstimo do Fies 2019

Os candidatos aprovados no Fies, que tenham renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, terão que pagar durante o curso, mensalmente, uma taxa de coparticipação.

Após a conclusão da graduação, o estudante deverá quitar a dívida de acordo com a sua realidade financeira, sendo que a parcela a ser paga variará de acordo com sua renda.

Publicidade

Notas de corte do Fies

O sistema do Fies calcula, diariamente, a nota de corte parcial de cada curso inscrito no programa de acordo com as notas dos candidatos que se inscreveram e o número de vagas disponíveis naquele curso/instituição.

Essa nota de corte poderá ser usada pelos candidatos como referência para escolha do curso que tem mais chance de ser aprovado. O candidato pode alterar a opção de curso até o último dia de inscrição aberta.

Critérios para seleção dos candidatos no Fies

A nota do Enem é um dos critérios para seleção. No entanto, há outros critérios, tais como (em ordem de prioridade):

Publicidade
  • Candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e que não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • Candidatos que ainda não concluíram o ensino superior, mas já foram beneficiados pelo financiamento estudantil e quitaram a dívida;
  • Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e que não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e foram beneficiados pelo financiamento estudantil e quitaram a divida.

Resultado do Fies 2019

A divulgação do resultado do Fies 2019 ainda não tem data determinada. Normalmente é divulgada a lista de aprovados no Fies, e alguns dias depois, o resultado com a lista de aprovados no P-Fies.

Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *