Fies

Fies 2017 regras

29 de novembro de 2016

Fies 2017 regras para o Programa de estudos que auxilia alunos carentes a quitarem suas mensalidades referentes ao curso superior escolhido.

Fies 2017 regras

Conforme informações do MEC, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, é o programa do Ministério da Educação, que financia cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Como realizar o cadastro no Fies?

De acordo com o MEC, para efetuar o cadastro, o candidato deverá informar o número no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento, conforme consta no CPF.

A partir dos dados informados, o sistema automaticamente verificará se o candidato participou do Enem, a partir da edição de 2010, e se obteve, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação.

Após a conferência do registro de participação junto ao Enem e da nota mínima, o sistema pedirá ao candidato que cadastre uma senha, com a qual terá acesso ao sistema para se inscrever às vagas remanescentes do Fies, e que informe um e-mail pessoal válido, para o qual será enviado o link de ativação do cadastro.

Após a realização do cadastro, o sistema enviará automaticamente ao e-mail registrado pelo estudante um link para ativação. Após a ativação, o estudante deverá acessar o sistema de inscrição informando o seu CPF e a senha cadastrada.

Critérios para ter direito a participar do Fies

Os critérios para ingresso no Fies estão elencados abaixo, de acordo com informações do MEC:

-Participação do Enem a partir da edição de 2010; e obter média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero;

-Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.

Período das Inscrições Fies edição 2017

As inscrições referentes ao Fies, edição 2017, serão divulgadas em breve pelo MEC; após a disponibilização do Resultado do Enem edição 2016, que contou com a participação de milhares de candidatos na edição de 2016.

Há lista de espera no Fies?

Sim. Após as chamadas regulares haverá período para inscrição para a lista de espera.

Sisu 2017 – inscrição

O Sisu, Sistema de Seleção Unificada utiliza as notas de corte para selecionar os candidatos para as diversas Instituições públicas brasileiras.

O prazo referente às inscrições junto ao Sisu, edição 2017, será disponibilizado pelo MEC; após a divulgação do Resultado do Enem 2016, que será divulgado a partir de 19 de janeiro de 2017.

As inscrições serão realizadas no site do MEC; e o candidato poderá efetuar sua inscrição para até dois cursos de graduação, mediante o resultado obtido nas provas do Enem.

Acesse aqui as Instituições mais procuradas no Sisu;

Acesse aqui os cursos que mais receberam inscrições para o Sisu e as respectivas notas de corte.

Veja as maiores notas de corte para o curso de Medicina.

Dicas de Estudos para o Enem

Dicas de Estudo para Biologia;

Dicas de Estudo para Física;

Dicas de Estudo para Química;

Dicas de Estudo para Matemática;

Como se dar bem na Redação do Enem

Dicas para a Redação do Enem: clareza

Dicas para a Redação do Enem: coesão

Dicas para a Redação do Enem: concisão

Importância da correção gramatical

Importância da formalidade e uniformidade

Acesse Provas de outras edições do Enem para revisar seus estudos e garantir uma boa nota no Exame.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply