Exercícios

Questões sobre a África – 6º ano – parte 3

Publicidade

A África é um continente de enorme diversidade natural e cultural. Em atividades de Geografia, ela pode ser estudada por suas paisagens, climas, relevo, povos, idiomas e formas de vida.

Nas questões a seguir, o foco está em características gerais do continente africano, com leitura de informações, localização e comparação de elementos do espaço geográfico africano.

Publicidade

Questões sobre a África – 6º ano – parte 3

Questão 01

1. Em um mapa-múndi, a África aparece atravessada por linhas imaginárias importantes. Qual alternativa descreve melhor uma característica geográfica marcante do continente africano?

Gabarito: alternativa B). Correto. A África é atravessada pelo Equador e por Greenwich, o que ajuda a entender sua posição no planeta.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) A África se estende pelos dois hemisférios; não está toda ao norte.
  • B) Correto. A África é atravessada pelo Equador e por Greenwich, o que ajuda a entender sua posição no planeta.
  • C) O continente cruza a Linha do Equador e avança ao Hemisfério Norte.
  • D) A África ocupa os hemisférios Oriental e Ocidental.
  • E) Essas linhas são importantes para localizar o continente em mapas.

Questão 02

2. Observe a descrição: um país africano tem faixa litorânea, áreas desérticas, regiões de planalto e grande diversidade de povos e línguas. Que ideia essa descrição ajuda a compreender sobre a África?

Gabarito: alternativa D). Correto. A África se destaca pela variedade de paisagens naturais e pela diversidade de povos e culturas.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) A África é muito diversa; não tem paisagem igual em toda parte.
  • B) A diversidade africana aparece em várias áreas, não só no litoral.
  • C) Há desertos, mas também savanas, florestas, planaltos e litoral.
  • D) Correto. A África se destaca pela variedade de paisagens naturais e pela diversidade de povos e culturas.
  • E) A diversidade não depende apenas das cidades; envolve povos, línguas e modos de vida.

Questão 03

3. Em muitos livros de Geografia, a África aparece associada a diferentes tipos de clima. Qual alternativa relaciona corretamente um clima africano e uma paisagem associada a ele?

Gabarito: alternativa A). Correto. Áreas próximas ao Equador têm clima equatorial e vegetação mais densa.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. Áreas próximas ao Equador têm clima equatorial e vegetação mais densa.
  • B) Tundra é típica de regiões polares, não do centro da África.
  • C) A faixa equatorial africana é quente e úmida, não temperada fria.
  • D) Neve permanente não caracteriza essa área africana.
  • E) Manguezais ocorrem em áreas costeiras, não no interior em continuidade.

Questão 04

4. Em uma aula sobre população africana, um estudante anotou: “Há centenas de línguas, diferentes religiões e modos de vida variados entre países e regiões”. O que essa anotação revela sobre a África?

Gabarito: alternativa E). Correto. A África apresenta grande diversidade cultural, linguística e religiosa.

Comentários por alternativa:

  • A) A África reúne muitas culturas, não uma única cultura dominante.
  • B) As diferenças culturais existem em cidades e zonas rurais.
  • C) Os modos de vida variam bastante entre regiões africanas.
  • D) A diversidade de línguas não impede relações entre povos e países.
  • E) Correto. A África apresenta grande diversidade cultural, linguística e religiosa.

Questão 05

5. Um mapa físico da África mostra cadeias montanhosas, planaltos, planícies e grandes áreas desérticas. Qual alternativa interpreta melhor essa distribuição do relevo?

Gabarito: alternativa C). Correto. O relevo africano é diverso, e os planaltos são muito presentes em várias partes do continente.

Comentários por alternativa:

  • A) Há planícies, mas não contínuas em todo o continente.
  • B) Existem montanhas, mas também planaltos, planícies e depressões.
  • C) Correto. O relevo africano é diverso, e os planaltos são muito presentes em várias partes do continente.
  • D) O relevo africano não se limita às zonas costeiras.
  • E) Os desertos são grandes, mas não ocupam toda a África.

Questão 06

6. Um professor afirmou que o Saara influencia muitas áreas do norte africano. Como essa influência pode ser entendida, em termos geográficos e de ocupação humana?

Gabarito: alternativa B). Correto. O Saara é uma grande área seca e influencia a distribuição da população e das atividades humanas.

Comentários por alternativa:

  • A) O Saara não tem chuvas constantes nem solos muito férteis.
  • B) Correto. O Saara é uma grande área seca e influencia a distribuição da população e das atividades humanas.
  • C) O Saara não é uma floresta úmida.
  • D) Não se trata de montanhas geladas.
  • E) O Saara não é um espaço urbano contínuo.

Questão 07

7. Em uma atividade de interpretação cartográfica, a África aparece com muitos países e fronteiras políticas. O que melhor explica a presença dessas fronteiras no continente?

Gabarito: alternativa E). Correto. As fronteiras marcam a divisão política entre países do continente.

Comentários por alternativa:

  • A) As fronteiras não impedem totalmente a circulação entre regiões.
  • B) Os países africanos possuem relações históricas, culturais e geográficas.
  • C) Fronteiras políticas não servem só para clima.
  • D) Fronteiras políticas não substituem mapas físicos.
  • E) Correto. As fronteiras marcam a divisão política entre países do continente.

Questão 08

8. Ao estudar a fauna africana, uma turma comparou animais de savana e de floresta. Qual alternativa apresenta uma interpretação coerente dessa comparação?

Gabarito: alternativa A). Correto. Os animais se adaptam ao ambiente em que vivem, e isso varia entre savana e floresta.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. Os animais se adaptam ao ambiente em que vivem, e isso varia entre savana e floresta.
  • B) O clima e a vegetação influenciam diretamente a fauna.
  • C) Grandes mamíferos também vivem em savanas e outras áreas.
  • D) As florestas africanas têm grande variedade de animais.
  • E) A savana abriga fauna silvestre muito diversa, não só animais domésticos.

Questão 09

9. Uma sequência de imagens mostra litoral, deserto, savana e floresta tropical em diferentes partes da África. Qual conclusão é mais adequada?

Gabarito: alternativa D). Correto. A variedade de paisagens africanas está ligada a fatores naturais como clima, relevo e posição geográfica.

Comentários por alternativa:

  • A) A África tem alta diversidade natural.
  • B) A ação humana interfere, mas clima e relevo são decisivos.
  • C) As diferenças aparecem em várias regiões do continente.
  • D) Correto. A variedade de paisagens africanas está ligada a fatores naturais como clima, relevo e posição geográfica.
  • E) Litoral e interior podem ter paisagens bem distintas.

Questão 10

10. Em uma atividade de síntese, um aluno escreveu: “Entender a África exige observar mapas, clima, relevo, povos e paisagens ao mesmo tempo”. Qual alternativa explica melhor essa afirmação?

Gabarito: alternativa C). Correto. A África deve ser estudada de forma integrada, com elementos naturais e humanos.

Comentários por alternativa:

  • A) Os aspectos humanos também são importantes na análise geográfica.
  • B) Mapas e populações são fundamentais para entender o continente.
  • C) Correto. A África deve ser estudada de forma integrada, com elementos naturais e humanos.
  • D) Há muitas variações internas relevantes.
  • E) O interior africano também apresenta elementos importantes.

Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando… Aguarde, por favor!

0