Exercícios

Questões sobre o Sistema Digestório – 8º ano

Publicidade

O sistema digestório transforma os alimentos em moléculas menores, que podem ser absorvidas e usadas pelo corpo. Nessa trajetória, atuam órgãos e estruturas com funções específicas, como mastigar, conduzir, digerir, absorver e eliminar resíduos.

As questões a seguir exploram o caminho do alimento, a ação de enzimas, o papel da bile, a absorção de nutrientes e as relações entre os órgãos do sistema digestório, com situações contextualizadas e linguagem adequada ao 8º ano.

Publicidade

Questões sobre o Sistema Digestório – 8º ano

Questão 01

Durante uma refeição, um estudante percebe que, mesmo antes de engolir, o alimento já começa a mudar de aspecto na boca. Qual processo ocorre nesse momento e contribui para o início da digestão?

Gabarito: alternativa B). Correta. A mastigação reduz o tamanho dos alimentos e facilita a ação da saliva.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) A absorção ocorre depois, principalmente no intestino delgado.
  • B) Correta. A mastigação reduz o tamanho dos alimentos e facilita a ação da saliva.
  • C) A deglutição transporta o alimento; não é o início da digestão.
  • D) Fermentação não é a principal etapa digestiva humana.
  • E) Excreção não corresponde à entrada nem à transformação do alimento.

Questão 02

Ao mastigar um pedaço de pão por mais tempo, um aluno nota um sabor levemente adocicado. Qual explicação descreve melhor esse fenômeno?

Gabarito: alternativa D). Correta. A saliva contém enzimas que começam a quebrar o amido, liberando moléculas menores.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) A bile atua no intestino delgado, principalmente sobre gorduras.
  • B) O fígado não produz glicose para adoçar o alimento mastigado.
  • C) O estômago não envia ácido para a boca.
  • D) Correta. A saliva contém enzimas que começam a quebrar o amido, liberando moléculas menores.
  • E) Os sucos intestinais atuam no intestino, não chegam à boca.

Questão 03

Em uma atividade experimental, uma turma observou que a mistura alimentar no estômago virou uma massa semissólida após algum tempo. Que processo explica melhor essa transformação?

Gabarito: alternativa A). Correta. No estômago, o alimento sofre mistura mecânica e ação química, formando o quimo.

Comentários por alternativa:

  • A) Correta. No estômago, o alimento sofre mistura mecânica e ação química, formando o quimo.
  • B) A bile atua no intestino delgado e emulsiona lipídios, não proteínas.
  • C) A absorção de água ocorre principalmente no intestino grosso.
  • D) Fezes se formam no intestino grosso, não no estômago.
  • E) O pâncreas produz secreções digestivas, não filtra o sangue.

Questão 04

Um alimento rico em lipídios chega ao intestino delgado. Qual sequência de ação está mais associada à digestão desse tipo de nutriente?

Gabarito: alternativa E). Correta. A bile emulsifica gorduras e aumenta a eficiência da lipase sobre lipídios.

Comentários por alternativa:

  • A) A vesícula armazena bile e não produz lipase.
  • B) A saliva não é a principal responsável pela digestão de lipídios.
  • C) O fígado produz bile, não transforma lipídios em proteínas.
  • D) O intestino grosso atua mais na absorção de água e formação das fezes.
  • E) Correta. A bile emulsifica gorduras e aumenta a eficiência da lipase sobre lipídios.

Questão 05

Durante a digestão, quais estruturas aumentam a eficiência da absorção de nutrientes no intestino delgado?

Gabarito: alternativa C). Correta. Vilosidades e microvilosidades aumentam a área de absorção intestinal.

Comentários por alternativa:

  • A) Essas estruturas não participam da absorção intestinal.
  • B) Alvéolos e rins têm outras funções no organismo.
  • C) Correta. Vilosidades e microvilosidades aumentam a área de absorção intestinal.
  • D) Papilas gustativas percebem sabor, e glândulas salivares produzem saliva.
  • E) Dentes e língua participam da mastigação e movimentação do alimento.

Questão 06

Uma pessoa apresenta dificuldade para evacuar após beber pouca água e consumir alimentos pobres em fibras. Qual explicação está mais adequada para o papel do intestino grosso nessa situação?

Gabarito: alternativa B). Correta. O intestino grosso reabsorve água, influenciando a consistência das fezes.

Comentários por alternativa:

  • A) A bile é produzida pelo fígado, e proteínas são digeridas em outras etapas.
  • B) Correta. O intestino grosso reabsorve água, influenciando a consistência das fezes.
  • C) A maior absorção de glicose e aminoácidos ocorre no intestino delgado.
  • D) A digestão do amido começa na boca e segue no intestino delgado.
  • E) Enzimas atuam sobretudo no intestino delgado e no estômago.

Questão 07

Em uma consulta, o médico explicou que a remoção da vesícula biliar pode alterar a forma como as gorduras são processadas, embora a digestão continue ocorrendo. O que melhor justifica essa afirmação?

Gabarito: alternativa E). Correta. A vesícula armazena bile e a libera no intestino delgado, auxiliando a digestão de gorduras.

Comentários por alternativa:

  • A) A bile não é enviada ao esôfago e a vesícula não a produz.
  • B) Lipídios não viram proteínas nesse órgão.
  • C) A vesícula não substitui o pâncreas na produção de enzimas.
  • D) Absorção de nutrientes e controle da glicemia não são funções da vesícula.
  • E) Correta. A vesícula armazena bile e a libera no intestino delgado, auxiliando a digestão de gorduras.

Questão 08

Ao observar uma figura do sistema digestório, uma estudante quis identificar o órgão em que ocorrem movimentos peristálticos importantes para conduzir o alimento até o estômago. Qual alternativa corresponde melhor a esse órgão?

Gabarito: alternativa A). Correta. A faringe participa da deglutição e conduz o bolo alimentar ao esôfago.

Comentários por alternativa:

  • A) Correta. A faringe participa da deglutição e conduz o bolo alimentar ao esôfago.
  • B) A laringe participa da passagem de ar, não da mistura do alimento.
  • C) A língua ajuda na mastigação e deglutição, mas não leva ao intestino.
  • D) O pâncreas produz secreções digestivas, sem transportar alimento.
  • E) O fígado produz bile, sem conduzir o alimento.

Questão 09

A parede interna do intestino delgado possui estruturas que favorecem a passagem de nutrientes para os vasos sanguíneos. Qual alternativa descreve melhor esse processo?

Gabarito: alternativa D). Correta. A absorção intestinal leva nutrientes para vasos sanguíneos e linfáticos.

Comentários por alternativa:

  • A) Pulmões não participam da absorção de nutrientes digestivos.
  • B) A absorção ocorre no intestino, não por retorno ao estômago.
  • C) Fezes são resíduos não absorvidos.
  • D) Correta. A absorção intestinal leva nutrientes para vasos sanguíneos e linfáticos.
  • E) A vesícula armazena bile, não nutrientes.

Questão 10

Após uma refeição muito gordurosa, um aluno se pergunta por que a digestão demora mais do que após um lanche leve. Qual explicação é mais adequada?

Gabarito: alternativa C). Correta. Lipídios exigem emulsificação e ação enzimática, o que torna o processo mais complexo.

Comentários por alternativa:

  • A) O estômago não converte gordura em glicose.
  • B) O intestino grosso não faz essa conversão.
  • C) Correta. Lipídios exigem emulsificação e ação enzimática, o que torna o processo mais complexo.
  • D) A saliva não fermenta lipídios.
  • E) O fígado não quebra proteínas dessa forma.

Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando… Aguarde, por favor!

0