O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado nos dias 3 e 10 de novembro, trouxe temas variados nas duas etapas do exame. O segundo dia de provas focou nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Mais de 4,3 milhões de inscritos participaram deste que é um dos exames mais esperados para o ingresso no ensino superior no Brasil.
Durante o segundo dia, os estudantes se depararam com questões que contemplaram uma ampla gama de conteúdos, incluindo tópicos atuais e tradicionais. As questões exigiram interpretação, análise crítica e conhecimento em diferentes contextos.
O teste de Ciencias da Natureza e Matemática foi elaborado a partir de conteúdos que refletiram tanto a realidade quanto a complexidade dos temas discutidos atualmente. Os professores avaliaram que as provas não diferiram significativamente das realizadas em anos anteriores, principalmente em termos de estrutura e abordagem.
A prova de Matemática lançou cerca de um quarto das questões voltadas para matemática financeira. As perguntas focaram principalmente em porcentagens e juros, com a aplicação de conceitos simples, mas com relevância prática. Além disso, destacou-se a presença de questões de:
Uma menção especial foi feita à questão de planificação e rotação de figuras, temas que costumam ser recorrentes no Enem. A prova exigiu mais interpretação do que cálculos complexos, refletindo uma tendência de valorização do raciocínio lógico sobre o mero cálculo.
A prova de Ciências da Natureza apresentou um equilíbrio maior entre perguntas de física, química e biologia. Os professores notaram que havia uma demanda por interpretação correta de gráficos e esquemas, uma característica frequente das edições do Enem.
Os principais temas explorados na prova incluíram:
Além disso, os estudantes encontraram questões que abordavam a utilização de biobaterias, biogás e a importância dos microplásticos no organismo humano. Esses temas ressaltaram a necessidade de os alunos estarem atualizados sobre as questões ambientais e suas repercussões.
Outra característica relevante da prova foi a presença de tirinhas, como as de Laerte e Bill Watterson (Calvin), que foram utilizadas para instigar a reflexão sobre questões sociais e ambientais. Esses elementos criativos visam tornar as questões mais acessíveis e interessantes aos estudantes.
Os temas tratados na prova de Ciências da Natureza refletiram uma valorização das práticas sustentáveis e a importância do conhecimento em química orgânica, eletroquímica e cálculo químico. Além disso, foram incluídas questões sobre a reforma do Maracanã para a Copa de 2024 e sobre problemas relacionados à urbanização e o aumento de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Após a realização das provas, os estudantes e educadores frequentemente buscam as resoluções e os gabaritos extraoficiais para verificar seu desempenho. Os gabaritos extraoficiais são elaborados por plataformas e grupos de professores e estudantes que se dedicam a discutir e analisar as questões. É importante acompanhar essas resoluções para obter uma noção preliminar do resultado.
Os estudantes podem consultar essas informações para compreender melhor suas expectativas de aprovação e os conteúdos que podem necessitar de mais estudo. Além disso, a validação dos temas abordados oferece uma visão sobre a relevância dos conhecimentos adquiridos durante o ensino médio.
Vale lembrar que o pedido de reaplicação das provas é uma opção para os estudantes que não puderam participar do primeiro dia do exame. De acordo com o Inep, esses alunos devem solicitar a reaplicação entre os dias 11 e 15 de novembro. As provas da reaplicação estão agendadas para os dias 10 e 11 de dezembro.
Os alunos que comprovarem problemas de logística ou questões de saúde poderão participar da reaplicação, garantindo uma nova oportunidade para concorrer a uma vaga no ensino superior. Essa opção é fundamental para que todos tenham um tratamento equitativo diante das dificuldades que possam enfrentar.