Fies 2017

Fies 2017-2: Novo prazo para aditamento de contratos

Fies 2017-2: Novo prazo para aditamento de contratos, pois o Ministério da Educação prorrogou até 20 de novembro; o prazo para aditamento de renovação semestral dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); simplificados e não simplificados, referentes ao segundo semestre de 2017.

A portaria nº 725 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) foi publicada nesta segunda-feira, 16, no Diário Oficial da União (DOU).

Ainda conforme o Mec, também foi prorrogado, para a mesma data, o prazo para transferência integral de curso ou de instituição de ensino e de solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento referente ao segundo semestre deste ano.

Os aditamentos deverão ser feitos pelo Sistema Informatizado do SisFies. Informações detalhadas sobre portaria do FNDE poderão ser vistas aqui.

Novo Fies 2018– Modalidades

De acordo com o MEC, o novo Fies foi lançado em julho de 2017 pelo governo federal e terá três modalidades, que estão detalhadas abaixo:

-Na primeira, há garantia do fundo garantidor com recursos da União e ofertará 100 mil vagas por ano; para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de três salários mínimos. Nessa modalidade, o governo compartilhará o risco do financiamento com as universidades privadas.

-Na segunda modalidade, o Fies terá como fonte de recursos fundos constitucionais regionais; para alunos com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos. Serão ofertadas 150 mil vagas em 2018 para as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

-Na terceira modalidade, chamado Fies 3 terá como fonte de recursos o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e fundos regionais; para estudantes com renda familiar per capita mensal de até cinco salários mínimos. O risco de crédito será dos bancos. Serão ofertadas 60 mil vagas no próximo ano.

O Ministério da Educação discute ainda com o Ministério do Trabalho uma nova linha de financiamento que poderá garantir 20 mil vagas adicionais em 2018.