Fies 2017

Balanço primeira edição Fies 2017

13 de fevereiro de 2017
Balanço primeira edição Fies 2017
Avalie esta postagem

Balanço primeira edição Fies 2017, divulgado pelo MEC, nesta segunda-feira dia 13 de fevereiro; que de acordo com o MEC recebeu mais de 500 mil inscrições.

A lista dos candidatos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil, Fies; foi divulgada nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, e pode ser conferida na página do programa.

O estudante pré-selecionado deverá acessar o Sistema Informatizado do Fies (SisFies); e efetivar sua inscrição entre os dias 14 e 20 de fevereiro, informando os dados de financiamento a ser contratado.

Após concluir sua inscrição no SisFies, o candidato pré-selecionado deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino; em até 10 dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição.

A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

Após a validação das informações, o estudante e, se for o caso, seus fiadores deverão comparecer a um agente financeiro do Fies em até 10 dias; contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFies, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência; sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais agentes financeiros do programa.

Balanço primeira edição Fies 2017

Conforme divulgado pelo MEC, nesta edição foram 555.935 inscritos. A região com maior número de inscrições foi o Sudeste, com 202.369, seguido pelo Nordeste, com 170.641.

O estado com maior número de inscritos foi São Paulo (91.129), seguido por Minas Gerais (64.052), Rio de Janeiro (35.185), Bahia (39.657) e Ceará (29.596).

As mulheres foram maioria, com 335.473 inscrições, ante 220.462 homens inscritos. A maior parte das inscrições foi para o período noturno (343.926), seguido pelo matutino (133.942), integral (54.261) e vespertino (23.806).

Alterações Fies 2017

Ainda conforme o MEC, o teto global do financiamento passará por uma redução; sendo estabelecido o valor de R$ 30 mil por semestre. A mudança foi anunciada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, na última semana.

Requisitos para o Fies

Os requisitos para se candidatar ao programa, além da comprovação de renda bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa da família; é a participação em alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010; e obtenção de nota mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos do exame e nota superior a zero na redação.

Contração Fies

A contratação do financiamento estudantil, contudo, está condicionada aos estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa; em cursos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Fies é operado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Fies

O Fies é o programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação; que comprovem renda bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa da família. Para o primeiro semestre deste ano, foram ofertadas 150 mil novas vagas.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis para 2017.

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Lilian 14 de fevereiro de 2017 at 20:20

    Não to conseguindo acessar, quando vou cadastrar meu CPF aparece a mensagem : ”(MSG022) – Já existe estudante ativo com este CPF. Caso não lembre a senha de acesso clique no link Esqueci minha senha.” sendo que eu nunca acessei antes, alguém pode me ajudar?

  • Leave a Reply