Fies 2018

Fies 2018: Inscrições

16 de novembro de 2017
Fies 2018: Inscrições
5 (100%) 1 vote

Fies 2018: Inscrições referentes ao Fundo de Financiamento Estudantil, criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001; programa do Ministério da Educação; que financia cursos superiores não gratuitos; com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Fies 2018: Inscrições

As inscrições para o Fies edição 2018 estarão disponíveis assim que o Resultado do Enem for divulgado. A previsão de liberação das notas será 19 de janeiro; mas o MEC tem disponibilizado as notas antes da data prevista.

Fies 2018

O Fies 2018 passará por alterações e terá maiores possibilidades de financiamento para os jovens que queiram financiar seus estudos em Instituição de iniciativa particular.

O Novo Fies gerará 310 mil vagas e será composto por três modalidades; que serão sancionadas em breve pelo Palácio do Planalto.

Na primeira, serão oferecidas 100 mil vagas a juro real zero para estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos. Os recursos deste financiamento serão provenientes da União.

As modalidades dois e três estão destinadas a estudantes com renda per capita mensal de até cinco salários mínimos. Elas terão como fonte de financiamento recursos de fundos constitucionais, no caso da modalidade dois, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na modalidade três.

De acordo com o MEC, as mudanças propostas para o Fies visam garantir a sustentabilidade e a continuidade do programa.

No antigo modelo, o Fies registrou uma inadimplência de 46,4% e um fundo garantidor insuficiente para manutenção do ritmo de cessão de bolsas. Em 2016, o ônus fiscal do Fies chegou a R$ 32 bilhões, valor 15 vezes superior ao custo apresentado em 2011.

Requisitos Fies

Para participar, é preciso que os estudantes que concluíram o ensino médio; a partir do ano letivo de 2010, tenham feito o Enem daquele ano ou posterior; e que não tenham zerado na prova de redação. Mas professores da rede pública de ensino estão isentos da exigência do exame.

Fies 2018 terá várias alterações e possibilitará três modalidades a partir do próximo ano.

Outros programas do governo federal que utilizam as notas do Enem

Sisu edição 2018

A nota do Enem possibilita ainda o acesso às mais de 60 instituições públicas de ensino superior no país, por meio do Sisu; que é um sistema gerenciado pelo MEC; no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem; que será classificado de acordo com a melhor nota obtida nas provas.

As inscrições do Sisu serão liberadas assim que o resultado do Enem for publicado e serão realizadas pelo site do Ministério da Educação, ícone Sisu. As Instituições assinarão o termo de adesão e divulgarão as vagas que serão destinadas para o Sistema de Seleção Unificada.

Prouni 2018

As notas do Enem permitirão também ao estudante optar por uma bolsa de estudo em uma instituição particular, por meio do ProUni.

O objetivo do Programa Universidade para todos é  conceder bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior; em cursos de graduação e sequenciais de formação específica; a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

As Instituições conveniadas com o Programa deverão ter uma avaliação positiva no Sinaes, que é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Ciência sem Fronteira

De acordo com o MEC, para conseguir uma bolsa no exterior pelo programa Ciência Sem Fronteiras; o estudante deverá estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas contemplados pelo programa; além de obtido nota no Enem igual ou superior a 600 pontos, entre outros critérios.

Pronatec

O candidato que optar pelo ensino técnico, terá a opção pelo Pronatec. Para se inscrever nas diversas opções de cursos técnicos oferecidos, é preciso se cadastrar no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A oportunidade é direcionada para quem já concluiu o ensino médio e realizou o Enem, a partir de 2010, e obteve nota acima de zero na prova de redação.

Sisu

Notas de corte por área de conhecimento;

-Consulte a concorrência Sisu edição 2017;

Acesse as notas de corte Medicina Sisu 2017-1

Consulte as notas de corte Medicina Sisu 2017-2

 

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply