Exercícios

Questões sobre 5 Questões de Vestibular de Biologia – 3º ano – parte 2

Publicidade

A seguir, você encontra 10 questões de Biologia no estilo vestibular, pensadas para o 3º ano do Ensino Médio e com nível difícil. Os enunciados exploram conceitos centrais da área em situações contextualizadas, exigindo interpretação, análise e domínio conceitual.

As alternativas foram elaboradas para serem plausíveis e equilibradas, favorecendo o treino real de prova. Ao final de cada questão, há comentário para o acerto e explicações curtas para cada alternativa incorreta, ajudando na revisão do conteúdo.

Publicidade

Questões sobre 5 Questões de Vestibular de Biologia – 3º ano – parte 2

Questão 01

1. Em uma população de lagartos de uma ilha, indivíduos mais claros passaram a ser mais frequentes ao longo das gerações em uma área de solo arenoso claro. Estudos mostraram maior sobrevivência desses indivíduos diante de predadores visuais. Esse aumento da frequência de indivíduos claros é melhor explicado por

Gabarito: alternativa B). Correto. A maior sobrevivência e reprodução dos claros caracteriza seleção natural no ambiente.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) A mudança não é aleatória; há vantagem seletiva associada à sobrevivência diferencial.
  • B) Correto. A maior sobrevivência e reprodução dos claros caracteriza seleção natural no ambiente.
  • C) O ambiente não direciona mutações conforme a necessidade do organismo.
  • D) Não há evidência de entrada de indivíduos de outra população.
  • E) Recombinação gera variabilidade, mas não determina sozinha aumento de frequência.

Questão 02

2. Em uma análise de ecossistema aquático, observou-se que a diminuição de algas microscópicas reduziu a oferta de energia para pequenos crustáceos, que por sua vez sustentavam peixes planctívoros. A consequência ecológica mais esperada é

Gabarito: alternativa D). Correto. Menos produtores implica menos energia transferida aos níveis seguintes, afetando a cadeia alimentar.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) A redução de produtores tende a diminuir, não aumentar, a biomassa geral.
  • B) Há perda de energia entre níveis, então a manutenção não é esperada.
  • C) Decompositores atuam na reciclagem, mas não substituem o papel dos consumidores superiores.
  • D) Correto. Menos produtores implica menos energia transferida aos níveis seguintes, afetando a cadeia alimentar.
  • E) Consumidores não promovem, por si, aumento imediato da fotossíntese dos produtores.

Questão 03

3. Durante a respiração celular, uma célula muscular consome grande quantidade de glicose em situação de alta demanda energética. O principal destino da maior parte da energia liberada na oxidação da glicose é

Gabarito: alternativa A). Correto. A energia é transferida para NADH e FADH2 e usada na fosforilação oxidativa mitocondrial.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. A energia é transferida para NADH e FADH2 e usada na fosforilação oxidativa mitocondrial.
  • B) Ácido lático surge em baixa disponibilidade de oxigênio, não em condição aeróbia.
  • C) ATP é produzido principalmente no citosol e na mitocôndria, não no núcleo.
  • D) Parte da energia vira calor, mas não toda; há captura em moléculas transportadoras.
  • E) Glicose não é convertida diretamente em proteínas contráteis.

Questão 04

4. Em uma comunidade vegetal sujeita a incêndios frequentes, uma espécie apresenta sementes que permanecem viáveis no solo por vários anos e germinam em maior número após o fogo. Essa característica aumenta a chance de persistência da espécie porque

Gabarito: alternativa E). Correto. O banco de sementes é uma adaptação que favorece a recolonização após o distúrbio.

Comentários por alternativa:

  • A) A viabilidade da semente não depende de aumento da mutação germinativa.
  • B) Competição entre plântulas não explica a persistência após o fogo.
  • C) Fotossíntese não converte energia térmica do incêndio.
  • D) Persistência não exige redução da variabilidade genética.
  • E) Correto. O banco de sementes é uma adaptação que favorece a recolonização após o distúrbio.

Questão 05

5. Em humanos, a insulina é liberada após refeição rica em carboidratos. No fígado, sua ação favorece a

Gabarito: alternativa C). Correto. A insulina estimula glicogênese e favorece a entrada de glicose nos tecidos.

Comentários por alternativa:

  • A) Essa é ação associada ao glucagon, não à insulina.
  • B) Produção de glicose é típica de jejum e hormonios contrarreguladores.
  • C) Correto. A insulina estimula glicogênese e favorece a entrada de glicose nos tecidos.
  • D) Ureia resulta do metabolismo de aminoácidos, não do armazenamento de glicose.
  • E) Lipólise não é o efeito principal da insulina no fígado.

Questão 06

6. Em uma investigação sobre uma doença infecciosa transmitida por contato com água contaminada, verificou-se que o agente apresentava fases no ambiente aquático e no organismo de um hospedeiro vertebrado. A explicação mais adequada para essa alternância é que o ciclo

Gabarito: alternativa B). Correto. A presença de fases em hospedeiros diferentes caracteriza ciclo heteroxênico.

Comentários por alternativa:

  • A) Monoxênico envolve um único hospedeiro, não alternância entre hospedeiros.
  • B) Correto. A presença de fases em hospedeiros diferentes caracteriza ciclo heteroxênico.
  • C) A alternância descrita envolve desenvolvimento, não apenas transporte passivo.
  • D) Geração espontânea não explica ciclos parasitários.
  • E) Esse tipo de ciclo não é exclusivo de vírus.

Questão 07

7. Em determinada espécie de planta, a fecundação depende da chegada de grãos de pólen ao estigma de outra planta da mesma espécie. Quando há isolamento de indivíduos em fragmentos florestais, a produção de frutos diminui. O mecanismo mais diretamente afetado é

Gabarito: alternativa E). Correto. O isolamento reduz a polinização cruzada e, com isso, a fecundação e a frutificação.

Comentários por alternativa:

  • A) Dispersão de sementes ocorre após a formação do fruto.
  • B) A mitose do embrião ocorre depois da fecundação, não é o primeiro fator afetado.
  • C) Pólen não germina no solo para fecundar a flor.
  • D) Plantas não apresentam fecundação interna como nos animais.
  • E) Correto. O isolamento reduz a polinização cruzada e, com isso, a fecundação e a frutificação.

Questão 08

8. Em um experimento, uma amostra de tecido animal foi colocada em meio hipotônico. Após algum tempo, as células aumentaram de volume e algumas se romperam. A explicação mais adequada para esse comportamento é que

Gabarito: alternativa A). Correto. Em meio hipotônico, a água entra na célula por osmose, podendo causar lise.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. Em meio hipotônico, a água entra na célula por osmose, podendo causar lise.
  • B) O enunciado descreve osmose, não transporte ativo de soluto.
  • C) Em meio hipotônico, a água entra na célula, não sai.
  • D) Células animais não possuem parede celular.
  • E) A alteração ocorre principalmente pela entrada de água, não por difusão de glicose.

Questão 09

9. Ao comparar dois ambientes, um com grande diversidade de insetos herbívoros e outro com poucas espécies, pesquisadores observaram maior estabilidade das relações tróficas no primeiro. Isso ocorre porque maior biodiversidade tende a

Gabarito: alternativa D). Correto. Maior diversidade pode oferecer funções semelhantes em espécies diferentes, aumentando a resiliência do sistema.

Comentários por alternativa:

  • A) A biodiversidade não torna o fluxo mais rígido por concentração em poucas espécies.
  • B) Competição entre produtores não é a explicação central para estabilidade trófica.
  • C) Predadores continuam relevantes na regulação populacional.
  • D) Correto. Maior diversidade pode oferecer funções semelhantes em espécies diferentes, aumentando a resiliência do sistema.
  • E) Biodiversidade não torna um ecossistema imune a perturbações.

Questão 10

10. Em uma população humana, um alelo recessivo ligado ao cromossomo X causa uma condição hereditária. Um homem afetado e uma mulher não afetada, mas portadora, têm filhos. A característica mais provável em relação à herança é que

Gabarito: alternativa C). Correto. Em herança recessiva ligada ao X, o cruzamento pode gerar 50% de afetados em ambos os sexos, com distribuição específica.

Comentários por alternativa:

  • A) Filhas recebem um X do pai afetado e um da mãe portadora; nem todas serão portadoras.
  • B) Filhos homens não recebem X paterno; portanto, não podem ser portadores.
  • C) Correto. Em herança recessiva ligada ao X, o cruzamento pode gerar 50% de afetados em ambos os sexos, com distribuição específica.
  • D) Filhas não serão todas afetadas, pois a mãe pode fornecer um X normal.
  • E) Portadora clinicamente normal pode transmitir o alelo recessivo.

Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando… Aguarde, por favor!

0