Exercícios

Questões Sistema Nervoso – 8º ano – parte 3

Publicidade

O sistema nervoso coordena reações, interpreta estímulos e integra diferentes partes do corpo. Nesta atividade, você vai analisar situações do cotidiano para identificar funções, estruturas e respostas nervosas.

As questões foram elaboradas para exigir leitura atenta e raciocínio sobre neurônios, encéfalo, medula espinhal e nervos, sempre dentro do conteúdo de sistema nervoso para o 8º ano.

Publicidade

Questões Sistema Nervoso – 8º ano – parte 3

Questão 01

1. Durante uma caminhada, Ana pisa em um objeto pontiagudo e retira o pé rapidamente, antes mesmo de perceber claramente a dor. Esse tipo de resposta é explicado por qual função do sistema nervoso?

Gabarito: alternativa B). Correta. O arco reflexo permite resposta rápida pela medula espinhal, sem depender primeiro da análise consciente no encéfalo.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) Hormônios podem influenciar o corpo, mas não explicam a retirada imediata do pé.
  • B) Correta. O arco reflexo permite resposta rápida pela medula espinhal, sem depender primeiro da análise consciente no encéfalo.
  • C) Digestão não participa dessa resposta rápida ao estímulo doloroso.
  • D) A medula óssea não é responsável por esse reflexo.
  • E) Oxigênio ajuda os músculos, mas não desencadeia o reflexo.

Questão 02

2. Em uma aula prática, os estudantes testam uma resposta automática: ao tocar levemente o tendão abaixo da patela, a perna se estende. Qual explicação descreve melhor esse fenômeno?

Gabarito: alternativa D). Correta. O reflexo patelar é uma resposta automática, rápida e mediada principalmente pela medula espinhal.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) Esse movimento não depende de decisão consciente imediata.
  • B) O estômago não participa desse tipo de resposta motora.
  • C) O movimento não é causado por energia térmica dos ossos.
  • D) Correta. O reflexo patelar é uma resposta automática, rápida e mediada principalmente pela medula espinhal.
  • E) Glóbulos brancos atuam na defesa do corpo, não nesse reflexo.

Questão 03

3. Um aluno encosta a mão em algo muito quente e sente a necessidade de movê-la rapidamente. Qual sequência representa melhor o caminho da informação nervosa nesse caso?

Gabarito: alternativa A). Correta. O estímulo é captado, levado ao sistema nervoso central e devolvido ao músculo por via motora.

Comentários por alternativa:

  • A) Correta. O estímulo é captado, levado ao sistema nervoso central e devolvido ao músculo por via motora.
  • B) A sequência está invertida e mistura as funções dos neurônios.
  • C) O encéfalo não precisa ser o primeiro centro desse reflexo imediato.
  • D) O músculo não capta o estímulo como órgão sensorial.
  • E) O neurônio motor não conduz a informação sensorial inicial.

Questão 04

4. Após um acidente, uma pessoa apresenta lesão na medula espinhal e perde movimentos e sensações abaixo do local atingido. Qual interpretação é mais adequada?

Gabarito: alternativa E). Correta. A medula espinhal conduz impulsos nervosos e sua lesão pode interromper movimentos e sensações.

Comentários por alternativa:

  • A) Anticorpos são produzidos pelo sistema imunológico.
  • B) Bile é relacionada ao sistema digestório, não à medula espinhal.
  • C) Cheiros e sabores são processados por outras estruturas nervosas.
  • D) Armazenamento de glicose não é função da medula espinhal.
  • E) Correta. A medula espinhal conduz impulsos nervosos e sua lesão pode interromper movimentos e sensações.

Questão 05

5. Em uma atividade, a professora pede que os alunos identifiquem qual estrutura do sistema nervoso faz a integração de informações e participa do pensamento e da memória. Qual alternativa está correta?

Gabarito: alternativa C). Correta. O encéfalo integra informações e está ligado a pensamento, memória, emoções e controle voluntário.

Comentários por alternativa:

  • A) Nervos conduzem impulsos, mas não armazenam lembranças.
  • B) A medula espinhal conduz e coordena reflexos, mas não assume essas funções superiores.
  • C) Correta. O encéfalo integra informações e está ligado a pensamento, memória, emoções e controle voluntário.
  • D) A pele capta estímulos, mas não transforma pensamentos em respostas.
  • E) Músculos executam movimentos, não analisam sinais.

Questão 06

6. Depois de observar um acidente leve, uma estudante percebe coração acelerado, respiração mais rápida e mãos frias. Isso ocorre porque o sistema nervoso pode

Gabarito: alternativa B). Correta. O sistema nervoso ajusta respostas involuntárias, preparando o corpo para situações de alerta.

Comentários por alternativa:

  • A) Os sentidos não são desativados dessa forma, nem a circulação é interrompida.
  • B) Correta. O sistema nervoso ajusta respostas involuntárias, preparando o corpo para situações de alerta.
  • C) Digestão e distribuição de sangue não explicam esse ajuste imediato.
  • D) Ossos não se contraem, e o fluxo nervoso não funciona assim.
  • E) Neurônios não se transformam em glóbulos vermelhos.

Questão 07

7. Em uma análise de imagem, o professor mostra uma célula especializada em receber, processar e transmitir sinais nervosos. Qual estrutura corresponde a essa descrição?

Gabarito: alternativa E). Correta. O neurônio é a célula especializada na comunicação nervosa.

Comentários por alternativa:

  • A) Hemácias transportam gases, não estímulos nervosos.
  • B) Osteócitos formam tecido ósseo, não sinapses.
  • C) Plaquetas atuam na coagulação, não na ligação entre músculos e nervos.
  • D) Células epiteliais revestem superfícies, não produzem reflexos.
  • E) Correta. O neurônio é a célula especializada na comunicação nervosa.

Questão 08

8. Um estudante nota que, ao aprender um novo trajeto pela escola, precisa repetir o caminho várias vezes até recordá-lo com facilidade. Isso indica que o sistema nervoso está relacionado principalmente a

Gabarito: alternativa A). Correta. Memória e aprendizagem dependem de conexões neurais e do processamento de informações.

Comentários por alternativa:

  • A) Correta. Memória e aprendizagem dependem de conexões neurais e do processamento de informações.
  • B) O sistema nervoso atua em muito mais do que batimentos cardíacos.
  • C) Alimentos não são convertidos em impulsos elétricos.
  • D) O aprendizado não gera energia mecânica nos ossos.
  • E) Anticorpos não registram trajetos nem memórias.

Questão 09

9. Ao bater o martelo, um trabalhador sente contração involuntária dos dedos ao ouvir um som muito alto e inesperado. Qual interpretação melhor explica essa resposta?

Gabarito: alternativa D). Correta. O susto pode desencadear resposta reflexa automática, com ação rápida do sistema nervoso.

Comentários por alternativa:

  • A) A pele capta estímulos táteis, não transforma ruído em contração.
  • B) Digestão não causa esse tipo de contração imediata.
  • C) Ossos não decidem movimentos.
  • D) Correta. O susto pode desencadear resposta reflexa automática, com ação rápida do sistema nervoso.
  • E) Há participação de centros nervosos na resposta reflexa.

Questão 10

10. Em um debate, os alunos discutem por que uma pessoa consegue sentir o toque em diferentes partes do corpo e também perceber dor, calor e pressão com intensidade variada. Qual conclusão está mais adequada?

Gabarito: alternativa C). Correta. Receptores captam estímulos e nervos periféricos conduzem essas informações ao sistema nervoso central.

Comentários por alternativa:

  • A) Músculos executam movimentos, não geram consciência sensorial.
  • B) Sangue transporta substâncias, não sensações.
  • C) Correta. Receptores captam estímulos e nervos periféricos conduzem essas informações ao sistema nervoso central.
  • D) Ossos sustentam o corpo, mas não detectam estímulos.
  • E) O encéfalo interpreta estímulos, não os cria antes da recepção.

Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando… Aguarde, por favor!

0