Questões sobre Hereditariedade – 9º ano – parte 3
A hereditariedade explica como características são transmitidas entre gerações por meio dos genes e dos cromossomos. No 9º ano, esse tema exige interpretação de cruzamentos, análise de fenótipos e compreensão de padrões como dominância, recessividade e herança ligada ao sexo.
Nesta seleção, as questões foram organizadas em nível mais desafiador, com situações contextualizadas e alternativas plausíveis. O objetivo é estimular o raciocínio biológico e a leitura cuidadosa dos conceitos centrais da hereditariedade.
Questões sobre Hereditariedade – 9º ano – parte 3
Questão 01
Gabarito: alternativa B). Correto: o cruzamento Aa x Aa produz genótipos 1 AA : 2 Aa : 1 aa, resultando em 3 roxas para 1 branca.
Questão 02
Gabarito: alternativa D). Correto: um menino recebe o cromossomo Y do pai e o X da mãe; se a mãe é portadora, há 50% de chance de herdar o X alterado.
Comentários por alternativa:
- A) O pai transmite o Y ao filho homem, não o X.
- B) Meninos podem expressar recessivo ligado ao X se herdarem o X alterado da mãe.
- C) A chance de menino afetado é calculada entre os meninos, não entre todos os descendentes.
- D) Correto: um menino recebe o cromossomo Y do pai e o X da mãe; se a mãe é portadora, há 50% de chance de herdar o X alterado.
- E) O sexo é definido pelo pai, mas o alelo ligado ao X vem da mãe no caso do filho homem.
Questão 03
Gabarito: alternativa A). Correto: AB é IAIB e O é ii; os filhos podem ser IAi (tipo A) ou IBi (tipo B).
Comentários por alternativa:
- A) Correto: AB é IAIB e O é ii; os filhos podem ser IAi (tipo A) ou IBi (tipo B).
- B) O tipo O não surge nesse cruzamento, pois o outro genitor não fornece alelo i.
- C) O alelo IA não domina completamente IB; no AB, ambos são expressos.
- D) O tipo AB produz gametas IA ou IB, não gametas mistos.
- E) O genitor O contribui com alelo i, então não gera apenas A e B por acaso.
Questão 04
Gabarito: alternativa E). Correto: se um indivíduo cinza cruzado com branco gera 100% cinza, o cinza é muito provavelmente homozigoto dominante.
Comentários por alternativa:
- A) Em uma análise mendeliana escolar, 100% de descendentes cinza aponta fortemente para homozigose dominante.
- B) Se fosse heterozigoto, apareceriam descendentes brancos em parte da prole.
- C) O branco é recessivo e homozigoto, não heterozigoto.
- D) O branco não domina sobre o cinza nesse enunciado.
- E) Correto: se um indivíduo cinza cruzado com branco gera 100% cinza, o cinza é muito provavelmente homozigoto dominante.
Questão 05
Gabarito: alternativa C). Correto: uma filha recebe um X do pai e outro da mãe; como o pai não é daltônico, ele fornece X normal.
Comentários por alternativa:
- A) A chance materna não basta; a filha precisa receber o X alterado de ambos os lados.
- B) O pai não daltônico não fornece X alterado.
- C) Correto: uma filha recebe um X do pai e outro da mãe; como o pai não é daltônico, ele fornece X normal.
- D) Nem toda filha herda o alelo recessivo, e o pai normal não o transmite.
- E) Não há base para esse percentual em herança ligada ao X.
Questão 06
Gabarito: alternativa B). Correto: pais normais com filho afetado por herança recessiva são, em geral, heterozigotos portadores.
Comentários por alternativa:
- A) Um filho afetado não surge com apenas um alelo recessivo.
- B) Correto: pais normais com filho afetado por herança recessiva são, em geral, heterozigotos portadores.
- C) Homozigotos recessivos manifestariam a doença, não seriam normais.
- D) Esse cruzamento produz metade afetados só em alguns casos específicos, mas o pai recessivo não é normal.
- E) Pais homozigotos dominantes não geram filho afetado por esse padrão, sem nova mutação.
Questão 07
Gabarito: alternativa E). Correto: aparecimento em todas as gerações e em ambos os sexos sugere herança autossômica dominante.
Comentários por alternativa:
- A) Ligação ao Y atinge apenas homens e passa de pai para filho homem.
- B) Herança mitocondrial segue a linhagem materna, não explica ambos os sexos igualmente.
- C) Herança recessiva costuma pular gerações com maior frequência.
- D) Ligação ao X recessiva costuma afetar mais homens e não necessariamente aparece em todas as gerações.
- E) Correto: aparecimento em todas as gerações e em ambos os sexos sugere herança autossômica dominante.
Questão 08
Gabarito: alternativa A). Correto: em herança recessiva ligada ao X, meninos afetados geralmente recebem o X alterado da mãe portadora.
Comentários por alternativa:
- A) Correto: em herança recessiva ligada ao X, meninos afetados geralmente recebem o X alterado da mãe portadora.
- B) Pai não transmite X aos filhos homens.
- C) Pais afetados não explicam pais não afetados no enunciado.
- D) Y não carrega esse alelo ligado ao X.
- E) O padrão não sugere dominância autossômica, já que a característica aparece ligada ao sexo.
Questão 09
Gabarito: alternativa D). Correto: para um filho O (ii), a mãe tipo A precisa fornecer o alelo i; logo, seu genótipo é IAi.
Comentários por alternativa:
- A) IAIA não fornece alelo i ao filho.
- B) IBi corresponde ao tipo B, não ao tipo A.
- C) ii corresponde ao tipo O, não ao tipo A.
- D) Correto: para um filho O (ii), a mãe tipo A precisa fornecer o alelo i; logo, seu genótipo é IAi.
- E) IAIB corresponde ao tipo AB, não ao tipo A.
Questão 10
Gabarito: alternativa C). Correto: uma proporção próxima de 1:1 em cruzamento-teste indica heterozigose do indivíduo dominante.
Comentários por alternativa:
- A) Homozigoto dominante não gera descendentes recessivos nesse cruzamento.
- B) O recessivo é, por definição, homozigoto recessivo.
- C) Correto: uma proporção próxima de 1:1 em cruzamento-teste indica heterozigose do indivíduo dominante.
- D) Descendentes recessivos podem surgir sem erro quando o dominante é heterozigoto.
- E) A proporção 1:1 também ocorre em herança autossômica, não só sexual.
Comentários por alternativa: