Exercícios

Questões sobre Cartografia – 1º ano – parte 3

Publicidade

A Cartografia é uma linguagem essencial para interpretar o espaço geográfico. Nesta seleção, você vai analisar mapas, escalas, projeções e coordenadas com foco em situações contextualizadas do cotidiano e da leitura crítica de representações.

As questões foram elaboradas para o 1º ano do Ensino Médio, em nível difícil, exigindo atenção aos elementos cartográficos, às relações entre forma, proporção e localização, e à interpretação precisa de diferentes tipos de representação espacial.

Publicidade

Questões sobre Cartografia – 1º ano – parte 3

Questão 01

Em um mapa com escala 1:250.000, dois bairros aparecem separados por 6 cm. Considerando essa escala, a distância real entre eles é de

Gabarito: alternativa B). Correto. Em 1:250.000, 1 cm vale 2,5 km; logo, 6 cm correspondem a 15 km.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) A conversão entre cm e km está incorreta.
  • B) Correto. Em 1:250.000, 1 cm vale 2,5 km; logo, 6 cm correspondem a 15 km.
  • C) A escala foi superestimada.
  • D) A leitura em cm não corresponde à distância real.
  • E) A multiplicação não respeita a escala dada.

Questão 02

Ao comparar dois mapas do mesmo município, um em escala grande e outro em escala pequena, a principal diferença esperada é que

Gabarito: alternativa D). Correto. Escala grande privilegia detalhe; escala pequena representa áreas maiores com menos informação.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) Mapas em escala grande continuam representando distâncias.
  • B) A relação entre escala e detalhe está invertida.
  • C) Detalhe e área não permanecem equivalentes.
  • D) Correto. Escala grande privilegia detalhe; escala pequena representa áreas maiores com menos informação.
  • E) A legenda continua importante em qualquer escala.

Questão 03

Um aluno observou no mapa as coordenadas aproximadas de um ponto em 20°S e 45°O. Isso indica que o ponto está

Gabarito: alternativa A). Correto. Latitude sul e longitude oeste localizam o ponto no Hemisfério Sul e a oeste de Greenwich.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. Latitude sul e longitude oeste localizam o ponto no Hemisfério Sul e a oeste de Greenwich.
  • B) 20°S indica hemisfério sul.
  • C) 20°S e 45°O não correspondem ao Equador nem a Greenwich.
  • D) 20°S não indica hemisfério norte.
  • E) 45°O corresponde ao hemisfério oeste, não leste.

Questão 04

Em um mapa temático de densidade populacional, áreas com cores mais intensas indicam maior concentração de habitantes. A leitura correta desse tipo de mapa exige entender que

Gabarito: alternativa E). Correto. Em mapa temático, a intensidade da cor costuma expressar maior ou menor ocorrência do fenômeno.

Comentários por alternativa:

  • A) Altitude não é o foco de um mapa de densidade populacional.
  • B) A cor relaciona-se ao tema, não só aos limites.
  • C) A cor depende do tema representado, não de qualidade urbana.
  • D) Cidade maior não é a regra geral do uso de cores.
  • E) Correto. Em mapa temático, a intensidade da cor costuma expressar maior ou menor ocorrência do fenômeno.

Questão 05

Uma escola recebeu um mapa cuja escala gráfica indicava 0,5 cm = 2 km. Se um trajeto mediu 7,5 cm nesse mapa, a distância real é

Gabarito: alternativa C). Correto. Se 0,5 cm = 2 km, então 1 cm = 4 km; logo, 7,5 cm = 30 km.

Comentários por alternativa:

  • A) A equivalência básica foi calculada incorretamente.
  • B) Cada centímetro não vale 2 km nesse caso.
  • C) Correto. Se 0,5 cm = 2 km, então 1 cm = 4 km; logo, 7,5 cm = 30 km.
  • D) A relação por centímetro não é 2,5 km.
  • E) Não há regra fixa de multiplicar por dez.

Questão 06

Em uma carta topográfica, as curvas de nível estão muito próximas entre si em determinado setor. Essa informação indica que o relevo do local é

Gabarito: alternativa B). Correto. Curvas de nível próximas indicam grande variação de altitude em pequena distância horizontal.

Comentários por alternativa:

  • A) Curvas próximas não indicam planície.
  • B) Correto. Curvas de nível próximas indicam grande variação de altitude em pequena distância horizontal.
  • C) A variação de altitude é perceptível.
  • D) A declividade não é pequena nesse caso.
  • E) Proximidade das curvas não define depressão.

Questão 07

Um professor comparou um mapa impresso e uma imagem de satélite da mesma área. A principal vantagem da imagem de satélite, nesse contexto, é

Gabarito: alternativa E). Correto. A imagem de satélite oferece visão realista da superfície e facilita a identificação visual de feições.

Comentários por alternativa:

  • A) Imagens também exigem interpretação e podem ter legenda.
  • B) Dados estatísticos não aparecem automaticamente na imagem.
  • C) Coordenadas dependem de referência espacial e análise.
  • D) A precisão varia conforme resolução e tratamento da imagem.
  • E) Correto. A imagem de satélite oferece visão realista da superfície e facilita a identificação visual de feições.

Questão 08

Ao utilizar uma bússola em campo, um estudante percebeu que a agulha não apontava exatamente para o norte geográfico do mapa. Isso ocorre porque

Gabarito: alternativa A). Correto. Bússola orienta pelo norte magnético, que pode diferir do norte geográfico representado no mapa.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. Bússola orienta pelo norte magnético, que pode diferir do norte geográfico representado no mapa.
  • B) A bússola não aponta para o sul geográfico.
  • C) A influência magnética é central no uso da bússola.
  • D) O mapa continua sendo referência espacial.
  • E) Os dois nortes não coincidem necessariamente.

Questão 09

Em um atlas, dois mapas do Brasil foram feitos em projeções diferentes. Em uma delas, as áreas aparecem preservadas com mais fidelidade, enquanto formas e ângulos sofrem distorções. Essa projeção é chamada de

Gabarito: alternativa D). Correto. Projeções equivalentes preservam áreas com maior fidelidade, embora distorçam formas ou ângulos.

Comentários por alternativa:

  • A) Projeções conformes priorizam ângulos, não áreas.
  • B) Equidistante não garante preservação de forma e área.
  • C) Afimétrica não é a classificação correta aqui.
  • D) Correto. Projeções equivalentes preservam áreas com maior fidelidade, embora distorçam formas ou ângulos.
  • E) Projeções cilíndricas não preservam tudo ao mesmo tempo.

Questão 10

Um mapa político foi produzido para um livro didático. A presença de títulos, legenda, rosa dos ventos e escala permite afirmar que esses elementos cartográficos são importantes porque

Gabarito: alternativa C). Correto. Esses elementos estruturam a leitura e tornam a representação cartográfica interpretável.

Comentários por alternativa:

  • A) Os elementos não substituem a interpretação.
  • B) O mapa continua exigindo leitura atenta.
  • C) Correto. Esses elementos estruturam a leitura e tornam a representação cartográfica interpretável.
  • D) Esses elementos ajudam na compreensão espacial.
  • E) A escala varia conforme a finalidade da representação.

Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando… Aguarde, por favor!

0