Saiba como baixar o aplicativo para consultar o benefício do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão do governo o responsável pelo pagamento de diversos benefícios sociais e trabalhistas feitos aos cidadãos brasileiros, como a aposentadoria e auxílio-doença.

O INSS criou um programa gratuito de celular que permite ao beneficiário ver tudo do seu benefício: depósitos, revisões, etc. Descubra como baixar o aplicativo no seu celular. O aplicativo pode facilitar a sua vida, já que torna possível a pesquisa por informações sem que seja preciso ir até uma unidade do INSS. É tudo online, simples e gratuito.

O aplicativo Meu INSS

O aplicativo do Meu INSS foi criado para ser um canal de comunicação online e direto com todos os beneficiários do INSS. É possível realizar consultas em tempo real e de forma gratuita. Além da emissão de extratos.

Dessa forma, após baixar o aplicativo, o cidadão poderá acompanhar todas as informações da vida profissional e os benefícios que vem do INSS.

É possível ver as contribuições previdenciárias que estão sendo feitas mês a mês no seu nome. Isso vale tanto para os períodos de trabalho como para o cadastro nacional de informações sociais (CNIS).

Outra vantagem de ter o aplicativo no celular é a possibilidade de ver o histórico de crédito, a carta de concessão, a declaração do benefício, de regularidade do contribuinte e até mesmo a revisão de benefício.

Aí, na hora de sacar o benefício, independente de qual ele seja, o aplicativo também pode ser útil, já que informa qual é a agência da previdência social mais perto de você.

Lembrando que é preciso ir na agência para solicitar o benefício também – logo após fazer o agendamento de protocolo de requerimento ou da perícia.

Como baixar o aplicativo no celular?

Ter o app Meu INSS no celular é simples, sendo que basta fazer o download a partir da sua loja de aplicativos. Para isso é só ir à página da Globo Play e fazer o donwload do aplicativo Meu INSS.

O aplicativo é pequeno, não ocupando muito espaço no celular e já foi instalado por mais de 1 milhão de beneficiários. A classificação dele é livre.

Na hora de fazer a pesquisa pelo app, lembre-se de ver se ele foi desenvolvido pela DATAPREV, sendo esse o aplicativo oficial do INSS.

Por fim, após ter o app no celular, o usuário precisa fazer um cadastro, que também é gratuito. Lá ele vai informar o número do CPF, o nome completo, a data de nascimento, o nome da mãe e o estado de nascimento.

Aí, para confirmar a autenticidade do cadastro, o cidadão deve responder a 5 perguntas pessoais que são feitas. Se houver problemas para baixar o aplicativo ou nas perguntas, o ideal é ligar no 135.

O que eu posso fazer pelo aplicativo Meu INSS?

O aplicativo Meu INSS permite que você:

– peça um benefício ou serviço e acompanhe o andamento do pedido;
– solicite aposentadoria;
– calcule quanto tempo falta para aposentar;
– tire extratos como imposto de renda, pagamento de benefícios, contribuição no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), empréstimos consignados;
– solicite declaração de recebimento de benefício do INSS;
– agende perícia médica;
– atualize seus dados de cadastro;
– solicite outros serviços.

Você também poderá encontrar a agência do INSS mais perto de você pelo aplicativo.

Para fazer seu cadastro no Meu INSS, você precisará de: CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado em que nasceu. Você terá também que responder algumas perguntas sobre sua vida profissional. As perguntas servem para conferir sua identidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *