Cartão Cidadão: como obter e benefícios

O Cartão do Cidadão facilita o seu acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas do governo. Ele pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa Econômica Federal, presentes em todos os municípios brasileiros. No entanto, muitas pessoas ainda tem dúvidas ainda sobre sua utilidade e quanto aos benefícios.

O Cartão do Cidadão é direcionado aos trabalhadores que possuem direitos trabalhistas ou sociais disponíveis para saque mas não possuem conta na Caixa Econômica Federal. Quem já é correntista do banco ou possui conta poupança não precisa do cartão pois tem os benefícios diretamente na conta. Ou seja, Senha Cidadão habilita o Cartão do Cidadão a receber o pagamento de benefícios sociais administrados pela Caixa, de forma prática, por meio de pontos de atendimento, caixas eletrônicos, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa.

Para quem não possui conta no banco, é importante emitir o cartão do cidadão pois ele concentra diversos benefícios sociais do governo, como o Bolsa Família, direito a abono salarial, FGTS ou seguro desemprego.

Quem tem direito ao cartão e como consultar o saldo?

Todos os trabalhadores segundo o regime CLT, ou seja, que trabalham de carteira assinada, possuem direitos trabalhistas. Assim, é possível realizar o saque dos benefícios usando o cartão, como FGTS ou PIS, ou atende os requisitos para o programa do Bolsa família.

Como pedir o Cartão do Cidadão?

Quem deseja obter o Cartão do Cidadão pode procurar uma agência da Caixa Econômica Federal mais próxima de sua casa, ou então fazer o pedido pelo telefone 0800-726-0207. Para que o atendimento seja mais rápido, a Caixa pede que tenha em mãos o número do NIS.

Após realizar o pedido é só aguardar. O cartão é enviado para a casa do trabalhador, ou pode ser retirado diretamente na agência bancária. Com o cartão em mãos, é preciso fazer a Senha Cidadão para poder receber o dinheiro referente ao benefício usando o cartão.

Como fazer a senha

A senha deve ser feita na agência da Caixa ou em uma lotérica (neste caso, é preciso ligar antes para o canal Caixa Cidadão no telefone 0800 726 0207). Para fazer a senha, é preciso levar o termo de responsabilidade, documento obrigatório que pode ser baixado no site da Caixa. O banco avisa, porém, que ele só deve ser assinado na frente do atendente da agência ou lotérica. Além do termo, é preciso levar pelo menos um documento de identificação com foto, como RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *