Enem

Inep divulga tema da Redação do Enem 2023

Publicidade

Neste último domingo, 5 de novembro, às 13h30 (horário de Brasília), os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023 enfrentaram o primeiro dia de provas, abordando temas de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de ciências humanas e suas tecnologias.

O desafio da redação, divulgado pelo INEP, foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela Mulher no Brasil“. O tempo total de prova é de cinco horas e trinta minutos, estendendo-se até às 19h para a maioria dos candidatos, enquanto os que solicitaram atendimento especial terão uma hora adicional.

Publicidade

Este ano, o tema da redação convida os participantes a refletirem sobre uma questão social premente, oferecendo uma plataforma para expressarem suas ideias e soluções.

O ENEM, que se estende por dois dias de aplicação, apresenta um total de 180 questões, divididas em quatro provas objetivas. No próximo domingo, 12 de novembro, os candidatos serão avaliados em ciências da natureza e suas tecnologias, além de matemática e suas tecnologias, com um período de cinco horas destinadas à resolução das questões.

Destinado a avaliar o desempenho dos estudantes ao concluir o ensino básico, o ENEM, ao longo de mais de vinte anos, consolidou-se como a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Publicidade

Instituições de ensino tanto públicas quanto privadas adotam os resultados do ENEM em seus processos seletivos, sendo um critério único ou adicional. Os resultados também facilitam o acesso a benefícios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Internacionalmente, o ENEM ganha reconhecimento, com instituições de ensino superior em Portugal aceitando as notas do exame, fruto de acordos com o INEP. Este reconhecimento amplia as oportunidades para estudantes brasileiros almejando uma educação superior no exterior.

Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *