Inep recebe pedido de isenção do Enem 2020

Começa nesta segunda-feira, 06 de abril, os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020). O prazo para os candidatos efetuarem o pedido vai até o dia 17 de abril. Esse mesmo período será o prazo para que os candidatos que tiveram a gratuidade do Enem 2019 e não fizeram as provas, possam justificar a ausência. O pedido de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2020 deve ser feito pela internet, na Página do Participante. O resultado contendo quem foi beneficiado será divulgado no dia 24 de abril. O valor da taxa de inscrição do Enem 2020 é de R$ 85.

Quem poderá solicitar a isenção de taxa do Enem 2020?

  • O candidato que estiver na última série do Ensino Médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
  • O candidato que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio.
  • Que está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Inscrição do Enem 2020

O período de inscrição para o Enem 2020 será de 11 a 22 de maio, no Sistema Enem. O acesso deve ser feito por meio da Página do Participante. O participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

Neste ano, será obrigatória a inclusão de foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição permaneceu o mesmo da edição de 2019: R$ 85, que deverá ser pago até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

A estrutura do exame não foi alterada e será mantida a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Mais informações podem ser obtidas no Edital do Enem 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *