Exercícios

Questões de História – 8º ano Iluminismo – parte 3

Publicidade

O Iluminismo foi um movimento intelectual decisivo para a crítica ao absolutismo, aos privilégios de nascimento e ao uso da razão como base para explicar a sociedade. Suas ideias circularam em livros, salões e debates, influenciando reformas e revoluções.

Nesta seleção, o foco está nos conceitos, autores e desdobramentos do Iluminismo, com questões contextualizadas e exigentes. A proposta é avaliar compreensão histórica, relação entre ideias e interpretação de fontes e práticas do período.

Publicidade

Questões de História – 8º ano Iluminismo – parte 3

Questão 01

1. Um pensador iluminista defendia que o poder político deveria ser limitado por mecanismos institucionais para reduzir abusos. Essa proposta se relaciona mais diretamente com a ideia de

Gabarito: alternativa B). Correta. A divisão dos poderes é uma das propostas centrais do Iluminismo para limitar o poder.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) Defende o absolutismo, não sua limitação.
  • B) Correta. A divisão dos poderes é uma das propostas centrais do Iluminismo para limitar o poder.
  • C) É característica do absolutismo criticado pelos iluministas.
  • D) Vai contra a crítica iluminista aos privilégios de nascimento.
  • E) Refere-se a outra organização social, anterior ao debate iluminista.

Questão 02

2. Em um salão parisiense, leu-se que “a tolerância protege a convivência entre opiniões diversas e impede a violência em nome da fé”. A frase se aproxima mais das ideias de

Gabarito: alternativa D). Correta. A tolerância religiosa foi defendida por vários iluministas contra a perseguição e o dogmatismo.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) Não corresponde ao contexto intelectual do século XVIII.
  • B) Contraria a separação entre autoridade civil e religiosa defendida por iluministas.
  • C) Representa o dogmatismo combatido pelo Iluminismo.
  • D) Correta. A tolerância religiosa foi defendida por vários iluministas contra a perseguição e o dogmatismo.
  • E) Atribui ao clero um poder político que os iluministas questionavam.

Questão 03

3. Ao criticar os privilégios da nobreza e do clero, os iluministas atacavam uma característica central da sociedade do Antigo Regime. Essa característica era

Gabarito: alternativa A). Correta. O Antigo Regime era marcado por privilégios jurídicos e fiscais para alguns grupos.

Comentários por alternativa:

  • A) Correta. O Antigo Regime era marcado por privilégios jurídicos e fiscais para alguns grupos.
  • B) A igualdade jurídica não era sua característica central.
  • C) A mobilidade por mérito não definia o Antigo Regime.
  • D) A cobrança de impostos era desigual entre os grupos.
  • E) A representação popular era limitada, não predominante.

Questão 04

4. Um filósofo iluminista afirmava que o conhecimento deveria nascer da observação e do exame racional, e não da aceitação automática da tradição. Essa posição se vincula ao

Gabarito: alternativa E). Correta. Muitos iluministas valorizavam observação, experiência e razão para produzir conhecimento.

Comentários por alternativa:

  • A) Tradicionalismo estamental não define o pensamento científico iluminista.
  • B) Não é a base do pensamento iluminista.
  • C) Contrasta com a defesa da autonomia da razão.
  • D) Feudalismo é um sistema social, não método de conhecimento.
  • E) Correta. Muitos iluministas valorizavam observação, experiência e razão para produzir conhecimento.

Questão 05

5. Na Enciclopédia organizada por Diderot e d’Alembert, o objetivo principal era reunir e difundir conhecimentos de forma crítica. Nesse contexto, a obra expressa

Gabarito: alternativa C). Correta. A Enciclopédia buscava organizar e divulgar conhecimentos, ampliando o acesso às ideias.

Comentários por alternativa:

  • A) A obra combatia restrições ao debate, não as reforçava.
  • B) Vai contra o projeto iluminista de instrução.
  • C) Correta. A Enciclopédia buscava organizar e divulgar conhecimentos, ampliando o acesso às ideias.
  • D) Contraria a centralidade da razão no Iluminismo.
  • E) A obra justamente articulava diferentes campos do saber.

Questão 06

6. Em um debate sobre governo, um pensador defende que leis devem proteger direitos naturais e que a autoridade política precisa do consentimento dos governados. Essa ideia se relaciona mais com

Gabarito: alternativa B). Correta. Essa formulação está ligada ao contratualismo e à defesa de direitos naturais.

Comentários por alternativa:

  • A) Linhagem não fundamenta esse argumento iluminista.
  • B) Correta. Essa formulação está ligada ao contratualismo e à defesa de direitos naturais.
  • C) Não corresponde à soberania defendida por esses autores.
  • D) Concentração do poder é típica do absolutismo criticado.
  • E) A hierarquia feudal foi questionada por essa visão.

Questão 07

7. Um governante, influenciado por ideias iluministas, promove reformas para modernizar o Estado, sem abrir mão do controle central. Esse tipo de prática é conhecido como

Gabarito: alternativa E). Correta. O despotismo esclarecido combinava reformas inspiradas no Iluminismo com autoridade central forte.

Comentários por alternativa:

  • A) Não corresponde ao controle central mencionado.
  • B) Anarquia contradiz a presença de um Estado organizado.
  • C) Soberania popular plena não caracteriza esse modelo.
  • D) É oposto à modernização estatal iluminista.
  • E) Correta. O despotismo esclarecido combinava reformas inspiradas no Iluminismo com autoridade central forte.

Questão 08

8. Ao comparar diferentes autores do Iluminismo, percebe-se que alguns defendiam a liberdade econômica e outros se concentravam na crítica ao poder político. Apesar dessas diferenças, havia convergência na defesa de

Gabarito: alternativa A). Correta. A razão crítica e os direitos naturais são elementos comuns a várias vertentes iluministas.

Comentários por alternativa:

  • A) Correta. A razão crítica e os direitos naturais são elementos comuns a várias vertentes iluministas.
  • B) A hereditariedade de privilégios foi criticada pelos iluministas.
  • C) Isso contraria o espírito de crítica à autoridade religiosa.
  • D) O Iluminismo questionava a tradição como autoridade final.
  • E) Os privilégios da nobreza eram alvo de contestação.

Questão 09

9. Em um texto político do século XVIII, argumenta-se que a função do Estado é garantir liberdade e propriedade, e não interferir de modo excessivo na vida econômica. Esse posicionamento se aproxima mais de

Gabarito: alternativa D). Correta. A defesa da liberdade econômica dialoga com ideias liberais vinculadas ao Iluminismo.

Comentários por alternativa:

  • A) Contraria a limitação da intervenção estatal proposta.
  • B) Os iluministas valorizavam a circulação econômica, não sua rejeição.
  • C) Não se relaciona à crítica iluminista às relações feudais.
  • D) Correta. A defesa da liberdade econômica dialoga com ideias liberais vinculadas ao Iluminismo.
  • E) Liberdade econômica é parte central da ideia apresentada.

Questão 10

10. Leia a afirmação: “A educação deve formar cidadãos capazes de pensar por si mesmos e de questionar injustiças”. No contexto do Iluminismo, essa ideia tinha como consequência histórica mais ampla

Gabarito: alternativa C). Correta. A educação iluminista fortalecia a crítica racional às instituições e privilégios do Antigo Regime.

Comentários por alternativa:

  • A) A proposta iluminista ia na direção oposta à imobilidade social.
  • B) O Iluminismo criticava a censura e ampliava o debate.
  • C) Correta. A educação iluminista fortalecia a crítica racional às instituições e privilégios do Antigo Regime.
  • D) A aristocracia foi alvo de contestação iluminista.
  • E) O debate público era valorizado pelos iluministas.

Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando… Aguarde, por favor!

0