Exercícios

Questões sobre a Conferência de Berlim – 8º ano

Publicidade

A Conferência de Berlim, realizada entre 1884 e 1885, reuniu potências europeias para definir regras da ocupação da África. Esse encontro se relaciona ao avanço do imperialismo e à disputa por territórios, matérias-primas e influência política no continente africano.

As questões a seguir exploram os objetivos, decisões e consequências da conferência, com foco nos impactos sobre os povos africanos e na lógica da partilha territorial feita pelas potências europeias.

Publicidade

Questões sobre a Conferência de Berlim – 8º ano

Questão 01

1. A Conferência de Berlim foi convocada em um contexto de forte disputa entre potências europeias. Qual foi um de seus principais objetivos?

Gabarito: alternativa B). Correto. A conferência organizou a ocupação europeia da África e buscou evitar conflitos entre as potências.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) A conferência não reuniu africanos para união política.
  • B) Correto. A conferência organizou a ocupação europeia da África e buscou evitar conflitos entre as potências.
  • C) Não houve proposta de independência imediata.
  • D) O encontro não tratou de frear a industrialização europeia.
  • E) Não se discutiu substituir o comércio atlântico por trocas africanas.

Questão 02

2. Em relação ao modo como a Conferência de Berlim tratou o continente africano, qual alternativa descreve melhor sua lógica?

Gabarito: alternativa D). Correto. As decisões foram tomadas por europeus, sem presença ou voz efetiva dos africanos.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) As fronteiras históricas africanas não foram respeitadas.
  • B) O foco não foi igualdade comercial entre Estados.
  • C) Não houve governo misto entre africanos e europeus.
  • D) Correto. As decisões foram tomadas por europeus, sem presença ou voz efetiva dos africanos.
  • E) A conferência não tratou de retirada europeia.

Questão 03

3. Um dos efeitos da Conferência de Berlim foi a aceleração da divisão territorial da África. Qual consequência disso é historicamente correta?

Gabarito: alternativa A). Correto. A conferência impulsionou a ocupação efetiva e ampliou a corrida colonial.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. A conferência impulsionou a ocupação efetiva e ampliou a corrida colonial.
  • B) As fronteiras não respeitaram, em geral, as divisões locais.
  • C) Não se criaram blocos africanos para industrialização.
  • D) A exploração de recursos foi fortalecida, não reduzida.
  • E) A presença europeia no interior aumentou, não terminou.

Questão 04

4. A expressão “partilha da África”, associada à Conferência de Berlim, pode ser entendida como o processo em que os europeus

Gabarito: alternativa E). Correto. A “partilha” foi a divisão do território africano entre potências europeias.

Comentários por alternativa:

  • A) A negociação não reconheceu a soberania de todos os reinos africanos.
  • B) Não houve transferência do poder aos povos africanos.
  • C) Não ocorreu livre associação entre iguais.
  • D) As fronteiras serviram aos interesses europeus, não à proteção africana.
  • E) Correto. A “partilha” foi a divisão do território africano entre potências europeias.

Questão 05

5. Durante a Conferência de Berlim, uma regra importante para legitimar a posse de áreas africanas foi

Gabarito: alternativa C). Correto. A ocupação efetiva passou a ser um critério para validar a posse colonial.

Comentários por alternativa:

  • A) Não houve consulta decisiva aos habitantes locais.
  • B) A conferência não eliminou rivalidades africanas.
  • C) Correto. A ocupação efetiva passou a ser um critério para validar a posse colonial.
  • D) Não existiu igualdade entre todos os povos envolvidos.
  • E) As fronteiras locais não foram o principal critério.

Questão 06

6. A Conferência de Berlim costuma ser vista como marco do imperialismo do século XIX. Isso porque ela

Gabarito: alternativa B). Correto. A conferência organizou a expansão colonial europeia em função de interesses econômicos e políticos.

Comentários por alternativa:

  • A) Não houve equivalência comercial entre Europa e África.
  • B) Correto. A conferência organizou a expansão colonial europeia em função de interesses econômicos e políticos.
  • C) A expansão colonial não foi restringida nesse sentido.
  • D) A independência africana não foi reafirmada.
  • E) Não ocorreu cooperação entre populações colonizadas como base do acordo.

Questão 07

7. Entre os efeitos duradouros da Conferência de Berlim, destaca-se a formação de fronteiras africanas que

Gabarito: alternativa E). Correto. As fronteiras coloniais frequentemente ignoraram realidades locais e criaram problemas posteriores.

Comentários por alternativa:

  • A) As fronteiras não reuniram necessariamente grupos próximos.
  • B) A autonomia local não foi garantida.
  • C) Elas não seguiram com precisão os antigos reinos.
  • D) O objetivo principal não era apenas evitar disputas europeias.
  • E) Correto. As fronteiras coloniais frequentemente ignoraram realidades locais e criaram problemas posteriores.

Questão 08

8. Ao analisar a Conferência de Berlim, um estudante afirmou que ela afetou diretamente a vida dos povos africanos porque

Gabarito: alternativa A). Correto. A partilha africana mudou territórios e formas de poder sem participação dos africanos.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. A partilha africana mudou territórios e formas de poder sem participação dos africanos.
  • B) Os impostos coloniais não foram abolidos.
  • C) A conferência não tratou de circulação entre países europeus.
  • D) Não houve cooperação entre reis africanos como base do processo.
  • E) As comunidades não escolheram livremente os protetorados.

Questão 09

9. A Conferência de Berlim reuniu principalmente representantes de potências europeias. Qual afirmação melhor explica essa composição?

Gabarito: alternativa D). Correto. A conferência expressou os interesses coloniais e econômicos das potências europeias.

Comentários por alternativa:

  • A) Os africanos não conduziram o processo.
  • B) Não foram movimentos anticoloniais os responsáveis pelas decisões.
  • C) Os acordos não foram definidos por impérios africanos.
  • D) Correto. A conferência expressou os interesses coloniais e econômicos das potências europeias.
  • E) Não houve proposta de federação afro-europeia.

Questão 10

10. Considerando a Conferência de Berlim e seus resultados, qual síntese está mais adequada?

Gabarito: alternativa C). Correto. A conferência formalizou a divisão da África entre potências europeias e fortaleceu o colonialismo.

Comentários por alternativa:

  • A) Não se tratou de reconhecer independência africana.
  • B) Não houve devolução de territórios aos governantes originais.
  • C) Correto. A conferência formalizou a divisão da África entre potências europeias e fortaleceu o colonialismo.
  • D) Não existiu igualdade diplomática na administração colonial.
  • E) A expansão imperialista não foi interrompida.

Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando… Aguarde, por favor!

0