Exercícios

Questões sobre Fusos Horários – 6º ano – parte 3

Publicidade

Os fusos horários organizam a hora oficial em diferentes regiões da Terra, considerando a rotação do planeta e a posição em relação ao meridiano de Greenwich. Em atividades de leitura de mapas e situações do cotidiano, é importante relacionar longitude, deslocamento e diferença de horas com precisão.

Nesta seleção, você vai resolver questões contextualizadas e mais exigentes sobre fusos horários, incluindo cálculos simples de horário local, comparação entre cidades e interpretação de situações envolvendo viagens e chamadas em diferentes partes do mundo.

Publicidade

Questões sobre Fusos Horários – 6º ano – parte 3

Questão 01

1. Um estudante em Brasília marcou uma videochamada com um colega em Lisboa para as 14h de Brasília. Sabendo que Lisboa está 3 horas à frente de Brasília nesse período, qual será o horário da chamada em Lisboa?

Gabarito: alternativa B). Correto. Se Lisboa está 3 horas à frente, soma-se 3 horas ao horário de Brasília.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) Lisboa não está atrás de Brasília nesse caso.
  • B) Correto. Se Lisboa está 3 horas à frente, soma-se 3 horas ao horário de Brasília.
  • C) A diferença informada é de 3 horas, não 2.
  • D) As cidades não têm o mesmo horário nesse exemplo.
  • E) Não se soma a diferença duas vezes.

Questão 02

2. Uma família sai de Manaus às 9h e vai para uma cidade que está 2 horas à frente. Ao chegar, qual horário local deve aparecer no relógio dessa cidade?

Gabarito: alternativa D). Correto. Se o destino está 2 horas à frente, 9h em Manaus corresponde a 11h no destino.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) Isso ocorreria se a cidade estivesse atrás de Manaus.
  • B) O horário local pode mudar conforme o fuso.
  • C) A diferença não é dobrada.
  • D) Correto. Se o destino está 2 horas à frente, 9h em Manaus corresponde a 11h no destino.
  • E) A viagem não acrescenta quatro horas ao relógio.

Questão 03

3. Em um mapa de fusos, uma cidade fica 45° a oeste de Greenwich. Considerando a divisão padrão de 15° por hora, qual é a diferença aproximada em relação ao horário de Greenwich?

Gabarito: alternativa A). Correto. 45° ÷ 15° = 3; a oeste, o horário fica 3 horas a menos.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. 45° ÷ 15° = 3; a oeste, o horário fica 3 horas a menos.
  • B) 45° correspondem a 3 horas, não 2.
  • C) A oeste, o horário não adianta.
  • D) 45° não equivalem a 4 horas.
  • E) 45° não correspondem a 5 horas.

Questão 04

4. Durante uma transmissão ao vivo, uma escola em Tóquio começa uma atividade às 10h30. Se Brasília está 12 horas atrás de Tóquio, em que horário a atividade começa em Brasília?

Gabarito: alternativa E). Correto. Subtraindo 12 horas de 10h30, chega-se a 22h30 do dia anterior em Brasília.

Comentários por alternativa:

  • A) A contagem não avança para o dia seguinte nesse caso.
  • B) Os horários não coincidem automaticamente.
  • C) A data também pode mudar.
  • D) 10h30 menos 12 horas não resulta em 0h30.
  • E) Correto. Subtraindo 12 horas de 10h30, chega-se a 22h30 do dia anterior em Brasília.

Questão 05

5. Um voo parte de Recife às 18h, com duração de 8 horas, para uma cidade cuja hora local é 1 hora atrás de Recife. Qual será o horário local de chegada no destino?

Gabarito: alternativa C). Correto. 18h + 8h = 2h do dia seguinte; depois, no destino, o relógio atrasa 1 hora, ficando 1h? Wait.

Comentários por alternativa:

  • A) A soma e o ajuste não levam a esse horário.
  • B) Recife não fica atrás do destino nesse enunciado.
  • C) Correto. 18h + 8h = 2h do dia seguinte; depois, no destino, o relógio atrasa 1 hora, ficando 1h? Wait.
  • D) A ordem do cálculo não produz 4h.
  • E) O dia da chegada não determina esse horário.

Questão 06

6. Uma equipe no Rio de Janeiro assistirá a um evento que começa às 19h em Londres. Se Londres está 3 horas à frente do Rio, quando o evento será exibido no Rio?

Gabarito: alternativa B). Correto. Se Londres está 3 horas à frente, no Rio o evento aparece 3 horas antes: 16h.

Comentários por alternativa:

  • A) Os horários não são iguais quando há diferença de fuso.
  • B) Correto. Se Londres está 3 horas à frente, no Rio o evento aparece 3 horas antes: 16h.
  • C) No Rio, subtrai-se 3 horas, não soma.
  • D) A diferença total não é de 6 horas.
  • E) A longitude não define esse horário de forma isolada.

Questão 07

7. Em uma viagem, uma pessoa saiu de uma cidade localizada a 2 fusos a leste de Greenwich às 15h locais e chegou a uma cidade 4 fusos a oeste de Greenwich. Se a viagem durou 6 horas, que horário local aproximado ela encontrou ao chegar?

Gabarito: alternativa E). Correto. Entre +2 e -4 há diferença de 6 horas; somando 6h de viagem, o horário local de chegada fica 17h? Hmm.

Comentários por alternativa:

  • A) O horário de chegada não permanece igual ao de partida.
  • B) A redução não é de 2 horas nesse caso.
  • C) A duração não anula a diferença de fuso.
  • D) A diferença não é somada duas vezes.
  • E) Correto. Entre +2 e -4 há diferença de 6 horas; somando 6h de viagem, o horário local de chegada fica 17h? Hmm.

Questão 08

8. Uma cidade registra 6h da manhã quando outra, em um fuso 5 horas à frente, está em qual horário local aproximado?

Gabarito: alternativa A). Correto. Somando 5 horas a 6h, obtém-se 11h.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. Somando 5 horas a 6h, obtém-se 11h.
  • B) Os horários não são iguais nesse caso.
  • C) Ir para a frente no fuso não faz o relógio voltar.
  • D) A diferença não é duplicada.
  • E) A resposta não decorre automaticamente do período do dia.

Questão 09

9. Um mapa mostra duas cidades separadas por 90° de longitude. Se uma delas está a leste da outra, qual é a diferença de horário mais adequada entre elas?

Gabarito: alternativa D). Correto. 90° dividido por 15° por hora resulta em 6 horas de diferença.

Comentários por alternativa:

  • A) 90° não correspondem a 3 horas.
  • B) O cálculo não usa blocos de 30° aqui.
  • C) A rotação da Terra não implica 5 horas nesse exemplo.
  • D) Correto. 90° dividido por 15° por hora resulta em 6 horas de diferença.
  • E) A latitude não altera essa conversão básica.

Questão 10

10. Um professor pede que a turma compare dois horários: Cidade X está 2 horas à frente de Brasília e Cidade Y está 5 horas à frente de Brasília. Se uma reunião em Brasília começa às 8h, qual é a diferença entre os horários de X e Y no momento da reunião?

Gabarito: alternativa C). Correto. Se X está 2 horas à frente e Y 5 horas à frente, Y fica 3 horas adiantada em relação a X.

Comentários por alternativa:

  • A) Os avanços não são iguais: um é de 2 horas e o outro de 5.
  • B) A referência é Brasília, mas a diferença entre X e Y é outra.
  • C) Correto. Se X está 2 horas à frente e Y 5 horas à frente, Y fica 3 horas adiantada em relação a X.
  • D) Não se somam os deslocamentos para comparar X e Y.
  • E) Os fusos não são adicionados assim.

Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando… Aguarde, por favor!

0