Exercícios

Questões sobre Vegetação do Brasil – 7º ano

Publicidade

A vegetação brasileira é muito diversa e revela a relação entre clima, relevo, solos e disponibilidade de água em cada região do país. Entender essa variedade ajuda a reconhecer paisagens como a Amazônia, o Cerrado, a Caatinga, a Mata Atlântica, o Pantanal e os Pampas.

Nesta atividade, você vai analisar características, adaptações e usos da vegetação do Brasil em situações do cotidiano e em diferentes contextos regionais. As questões exigem atenção aos detalhes e leitura cuidadosa das paisagens naturais brasileiras.

Publicidade

Questões sobre Vegetação do Brasil – 7º ano

Questão 01

Em uma área com árvores altas, copa fechada, muita umidade e grande biodiversidade, qual formação vegetal brasileira é mais compatível com esse cenário?

Gabarito: alternativa B). Correta. Esse conjunto de características é típico de floresta úmida e diversa, como a Mata Atlântica.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) A Caatinga tem adaptação à seca, com vegetação menos densa.
  • B) Correta. Esse conjunto de características é típico de floresta úmida e diversa, como a Mata Atlântica.
  • C) O Pampa apresenta campos, não floresta fechada.
  • D) O Cerrado tem savana, com árvores mais espaçadas.
  • E) Manguezal ocorre em áreas costeiras salobras.

Questão 02

Ao observar uma paisagem com arbustos retorcidos, gramíneas e árvores espaçadas em um solo ácido, o estudante conclui que se trata de qual vegetação?

Gabarito: alternativa D). Correta. O Cerrado apresenta adaptações ao fogo, à seca e a solos pouco férteis.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) Floresta fechada não combina com árvores espaçadas e tortuosas.
  • B) Campos úmidos têm outra dinâmica de solo e água.
  • C) Floresta fria com coníferas não é típica do Brasil.
  • D) Correta. O Cerrado apresenta adaptações ao fogo, à seca e a solos pouco férteis.
  • E) Vegetação litorânea não explica o solo ácido e a seca.

Questão 03

Em uma aula sobre o semiárido, a professora pede exemplos de adaptações das plantas à escassez de água. Qual alternativa apresenta uma adaptação coerente com a Caatinga?

Gabarito: alternativa A). Correta. Essas são estratégias comuns de plantas da Caatinga para reduzir a perda de água.

Comentários por alternativa:

  • A) Correta. Essas são estratégias comuns de plantas da Caatinga para reduzir a perda de água.
  • B) Raízes superficiais captam pouca água em ambientes secos.
  • C) Folhas largas aumentam a transpiração, o que não favorece a seca.
  • D) Áreas alagadas não caracterizam a Caatinga.
  • E) Copa contínua é típica de florestas úmidas.

Questão 04

Uma turma compara formações vegetais do Brasil e percebe que uma delas é marcada por gramíneas, poucos arbustos e forte presença de atividades pecuárias. Qual é essa vegetação?

Gabarito: alternativa E). Correta. Os Pampas são campos naturais do Sul, amplamente usados na pecuária.

Comentários por alternativa:

  • A) Mata Atlântica tem floresta densa, não campos.
  • B) Cerrado não é dominado por gramíneas como os campos sulinos.
  • C) Caatinga é semiárida, mas não se caracteriza por campos do Sul.
  • D) Amazônia é floresta equatorial, não campo aberto.
  • E) Correta. Os Pampas são campos naturais do Sul, amplamente usados na pecuária.

Questão 05

Em uma área de transição entre dois grandes domínios vegetais, aparecem espécies muito diversas, com elementos de diferentes formações naturais. Que característica melhor define essa área?

Gabarito: alternativa C). Correta. Áreas de transição misturam espécies e características de diferentes formações vegetais.

Comentários por alternativa:

  • A) Áreas de transição não são homogêneas.
  • B) Clima polar não faz parte da vegetação brasileira.
  • C) Correta. Áreas de transição misturam espécies e características de diferentes formações vegetais.
  • D) Floresta plantada não caracteriza área de transição natural.
  • E) Vegetação costeira é outro tipo de ambiente.

Questão 06

No litoral brasileiro, certas plantas suportam água salgada, solo lodoso e variação das marés. Qual vegetação é essa?

Gabarito: alternativa B). Correta. O manguezal é típico de áreas costeiras sujeitas à maré e ao solo salobro.

Comentários por alternativa:

  • A) Campos sulinos não dependem de água salobra.
  • B) Correta. O manguezal é típico de áreas costeiras sujeitas à maré e ao solo salobro.
  • C) Cerrado ocorre em áreas interiores, não em mangues.
  • D) Araucárias não são típicas de áreas de maré.
  • E) Caatinga responde à seca, não à salinidade.

Questão 07

Durante uma saída de campo, o professor mostra uma floresta com árvores emergentes, muita umidade e altíssima diversidade de espécies. Qual fator climático ajuda mais a explicar essa vegetação?

Gabarito: alternativa E). Correta. Calor e chuva abundante sustentam florestas densas e muito biodiversas.

Comentários por alternativa:

  • A) Baixas temperaturas e geadas não caracterizam floresta tropical.
  • B) Marés e água salobra indicam manguezal.
  • C) Estiagem prolongada favorece vegetação mais adaptada à seca.
  • D) Ventos frios e ar seco não sustentam essa floresta.
  • E) Correta. Calor e chuva abundante sustentam florestas densas e muito biodiversas.

Questão 08

Sobre a relação entre vegetação e solo no Cerrado, qual afirmação está mais adequada ao conhecimento geográfico?

Gabarito: alternativa A). Correta. O Cerrado está ligado a solos ácidos e pobres, além de uma estação seca bem marcada.

Comentários por alternativa:

  • A) Correta. O Cerrado está ligado a solos ácidos e pobres, além de uma estação seca bem marcada.
  • B) Esse quadro não descreve o Cerrado.
  • C) Solos inundados caracterizam outros ambientes, como áreas alagáveis.
  • D) Solos salgados são típicos de manguezais.
  • E) Clima frio não corresponde à região central brasileira.

Questão 09

Uma professora pede que a classe identifique um impacto comum da ação humana sobre a vegetação brasileira. Qual opção é a mais adequada?

Gabarito: alternativa D). Correta. Fragmentação e supressão da vegetação são impactos frequentes da ocupação humana.

Comentários por alternativa:

  • A) A regeneração natural não é fortalecida por ocupação intensa.
  • B) Urbanização tende a reduzir vegetação nativa.
  • C) A retirada da cobertura vegetal aumenta erosão e perda de água.
  • D) Correta. Fragmentação e supressão da vegetação são impactos frequentes da ocupação humana.
  • E) A composição vegetal pode mudar bastante com ação humana.

Questão 10

Ao comparar as vegetações brasileiras, um aluno percebe que algumas áreas exigem estratégias específicas de conservação por abrigarem muitas espécies endêmicas. Qual alternativa expressa melhor essa ideia?

Gabarito: alternativa C). Correta. Áreas com endemismo e pressão humana precisam de proteção especial.

Comentários por alternativa:

  • A) Campos e áreas secas também têm valor ecológico.
  • B) Monoculturas reduzem a diversidade vegetal.
  • C) Correta. Áreas com endemismo e pressão humana precisam de proteção especial.
  • D) O interior do Brasil apresenta grande variedade de vegetação.
  • E) Parques urbanos não representam toda a vegetação nacional.

Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando… Aguarde, por favor!

0