Fies 2018

Edital Fies 2018

Publicidade

Edital Fies 2018 foi disponibilizado pelo Ministério da Educação, que publicou no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, 16 de fevereiro, as informações referentes ao Fundo de Financiamento Estudantil para o primeiro semestre de 2018.

Inscrições Fies 2018

Todo o processo relativo à inscrição será realizado pela internet entre os dias 19 e 28 de fevereiro de 2018. Acesse o site do Fies e preencha os dados.

Publicidade

Veja os passos para realizar a inscrição

Para efetivar a inscrição, o candidato deverá informar os dados pessoais e do grupo familiar. Além disso, será necessário definir o grupo de preferência; que levará em consideração os seguintes itens: estado; município; nomenclatura do curso; conceito pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); e área e subárea do conhecimento.

Poderão se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edições a partir de 2010; com média acima de 450 pontos e sem ter zerado a redação.

De acordo com o Edital, estudantes com renda familiar de até cinco salários-mínimos por mês podem se inscrever na FIES. No entanto, aqueles com rendimentos mensais de três até cinco salários somente poderão se inscrever na modalidade chamada de P-FIES.

Publicidade

O estudante deverá indicar até três opções de cursos, em ordem de prioridade e poderá alterar essas opções quantas vezes achar necessário até o fim do prazo de inscrições. Para fins de classificação será considerada a última alteração feita.

Vagas oferecidas Fies 2018

A expectativa é o oferecimento de 310 mil novas vagas, sendo 100 mil delas a juros zero, de acordo com a faixa em que o estudante se enquadrar.

Resultados Fies 2018

O resultado deverá ser publicado no dia 5 de março, em chamada única. No caso dos estudantes inscritos pelo P-FIES a relação de selecionados deverá ser publicada no dia 12 seguinte. Com exceção do P-FIES, os candidatos não convocados poderão manifestar interesse por lista de espera entre os dias 6 e 30 de março.

Publicidade

Os selecionados deverão acessar o SisFies para concluir a inscrição e validar seus dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em até dez dias. Além disso, será necessário comparecer a um agente financeiro do FIES em até 20 dias com a documentação exigida e formalizar a contratação do financiamento.

Novo FIES

No final de 2017, o governo anunciou algumas mudanças no FIES, entre elas a criação três faixas de financiamento, beneficiando grupos diferentes. Abaixo os detalhes de cada uma:

FIES 1 – Fundo Garantidor

– 100 mil vagas para todo o Brasil;
– Fonte de recurso: Tesouro Nacional;
– Juros zero com correção da inflação;
– Prestações de, no máximo, 10% da renda familiar;
– Renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

FIES 2 – Regional

– 150 mil vagas para Centro-Oeste, Nordeste e Norte;
– Fonte de recurso: Fundos Constitucionais do Centro-Oeste, Nordeste e Norte;
-Taxa de juros varia de acordo com a instituição financeira onde foi fechado o financiamento;
– Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

FIES 3 – Desenvolvimento

– 60 mil vagas, com possibilidade de aumento para 80 mil;
– Fonte de recurso: BNDES e fundos de desenvolvimento regionais do Centro-Oeste, Nordeste e Norte;
– Taxa de juros varia de acordo com a instituição financeira onde foi fechado o financiamento;
– Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

Outra mudança adotada no programa foi o estabelecimento de critérios para a manutenção do subsídio.

Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *