Fies 2021.2: MEC divulgou os critérios para a seleção do programa

O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje dia 28, no Diário Oficial da União (DOU), os três editais que definem os prazos e critérios para se inscrever nos processos seletivos do Programa Universidade para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), referentes ao segundo semestre de 2021. 

Prouni, Fies e Sisu 2021.2

As três seleções oferecem aos estudantes diversas oportunidades para ingressar no ensino superior, seja em instituições federais ou privadas.

Classificação dos candidatos

Conforme edital dos programas, as seleções terão por base a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Inscrição

No mês de julho serão abertas as inscrições para o Prouni e Fies e, em agosto, do Sisu, conforme os cronogramas de inscrição já antecipados pelo MEC. 

Fies 2021.2

Os candidatos ao Fies 2021.2, interessados em em disputar as vagas ofertadas do programa, deverão se inscrever, a partir do dia 27 de julho até as 23h59 do dia 30 de julho, exclusivamente, na página eletrônica do Fies. 

Resultado

O resultado dos candidatos pré-selecionados será divulgado em chamada única, no dia 3 de agosto, conforme edital.

Complementação da inscrição

O prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única, também na página do Fies, será de 4 a 6 de agosto. 

Lista de Espera

Quem não for pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera.  O período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera será de 4 a 31 de agosto. 

Critérios 

Conforme edital, para se inscrever, a exigência é a de que o candidato tenha participado do Enem, a partir da edição de 2010, com nota no exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições, exceto para os participantes na condição de treineiro, e tenha obtido média aritmética das notas nas cinco provas do exame igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Também será necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos, conforme edital. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *