Fies

Fies: MEC altera a forma de entrega dos documentos ao Agente Financiador

Publicidade

O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje, dia 26 de abril, no Diário Oficial da União, a Portaria nº 230, que agilizará procedimentos adotados, por agências bancárias, para a contratação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). De acordo com a Portaria, os documentos poderão ser apresentados, em formatos digitais, ao agente financiador.

A referida portaria dispensa a entrega física, na agência bancária indicada pelo estudante, de documentos emitidos pelas instituições de ensino.

Publicidade

Com a referida modificação, não será mais exigida do estudante a apresentação, em formato físico, dos seguintes comprovantes, tanto para a primeira contratação como para aditamentos do contrato financeiro:

  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI);
  • Documento de Regularidade de Matrícula (DRM);
  • Documento de Regularidade de Matrícula Suspensão;
  • Documento de Regularidade de Transferência (DRT);
  • Documento de Regularidade de Dilatação (DRD).

Cada instituição de ensino superior possui uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), responsável pelo recebimento e análise da documentação, que é exigida para a emissão do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), para a formalização da contratação do financiamento.

Validação dos documentos

A emissão de tais documentos continuará obrigatória, por parte das instituições de ensino, os agentes financeiros terão acesso às informações necessárias para realizar os processos de conferência que adotam, por meio dos sistemas eletrônicos do Fies. A referida validação das informações é feita no âmbito da agência da Caixa Econômica, indicada pelo estudante no ato da complementação da inscrição do Fies.

Publicidade

De acordo com o MEC, a portaria publicada hoje altera a Portaria nº 535, de 12 de junho de 2020, para tornar mais clara a dispensa da apresentação física dessa documentação, por parte do estudante, na agência bancária, responsável pela efetivação do contrato de financiamento de acordo com as regras do Fies.

Vagas Fies 2021

Em 2021, a oferta total para o Fies será de 93 mil vagas. Na primeira edição foram ofertadas 40 mil vagas, em 24.844 cursos de graduação, ministrados 1.461 instituições privadas de educação superior do país.

Fies

O programa oferece aos estudantes oportunidades de acesso à educação superior, por meio de financiamento de cursos de educação superior, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC, e ofertados por instituições privadas de educação superior, que aderem ao programa.

Publicidade
Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *