O que é e como funciona a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata é uma das mais realizadas pelos oftalmologistas e apresenta uma excelente solução para as pessoas diagnosticadas com essa doença. Esse artigo conta como funciona a cirurgia de catarata e quando ela é indicada.

O que é catarata?

A catarata se trata de uma doença em que o cristalino – que é uma camada transparente que fica atrás da íris – fica opaco. Quando o cristalino perde a sua transparência, a entrada de luz fica comprometida e com isso as imagens não são formadas no fundo do olho, ou seja, a pessoa tem dificuldade em enxergar.

Para quem a cirurgia de catarata é indicada?

Todos as pessoas que são diagnósticas com catarata podem fazer a cirurgia, contanto que respeite as orientações do médico oftalmologista.

É preciso realizar algum exame para fazer a cirurgia de catarata?

Aqueles que pretendem fazer a cirurgia de catarata devem realizar diversos exames com o profissional escolhido. O oftalmologista especialista em catarata precisa fazer algumas verificações oculares antes de agendar o procedimento. Esses exames podem ser realizados no consultório e entre eles estão: exame de fundo do olho, topografia do olho, medição da pressão intraocular, entre outros.

A cirurgia de catarata é com anestesia?

Sim. Geralmente esta cirurgia é feita com uma anestesia local. Existem casos em que o paciente precisa de outros tipos de anestesias, mas isso vai depender do que o médico achar adequado.

Como a cirurgia de catarata é realizada?

Atualmente a cirurgia é realizada por meio de incisões que vão retirar a catarata (essas incisões são bem pequenas, quase imperceptíveis), em seguida um aparelho específico vai diluir e aspirar a catarata.

Logo após o processo de incisão e aspiração da catarata, o médico oftalmologista vai inserir uma lente de contato intraocular que por sua vez fará o papel do cristalino. Esta lente é feita especialmente para cada pessoa, pois depende da necessidade individual de cada um. A lente para a cirurgia de catarata pode ser multifocal ou monofocal.

Durante o procedimento o paciente fica deitado e um aparelho microscópio é usado para realizar a cirurgia.

Após a cirurgia o olho fica protegido por um tampão ou curativo e o médico irá receitar colírios que serão responsáveis por evitar infecções e inflamações.

Por se tratar de uma cirurgia simples, ela pode ser realizada em clínicas especializadas e não há necessidade de internar o paciente, pois ele recebe alta no mesmo dia.

Qual tipo de médico realiza esta cirurgia?

Os oftalmologistas são os profissionais responsáveis por realizar as cirurgias de catarata. As técnicas e aparelhos utilizados neste procedimento são amplamente conhecidos por estes profissionais.

Quais são os cuidados após a cirurgia?

Após realizar o procedimento, os cuidados indicados são:

  • Ficar em repouso por algumas horas
  • Não coçar os olhos
  • Não realizar atividades físicas pesadas
  • Evitar tomar banho ou dormir nas primeiras horas

É importante que o paciente siga todas as recomendações do oftalmologista para que a sua recuperação seja rápida e eficiente.

Quais são os riscos após a cirurgia de catarata?

No geral, as cirurgias de catarata ocorrem em clínicas especializadas para os olhos e não apresentam complicações. Apesar do índice ser pequeno, elas podem acontecer. Entre elas estão:

  • Vermelhidão nos olhos
  • Infecções
  • Glaucoma
  • Deslocamento da lente, entre outros

Quanto custa a cirurgia de catarata?

O valor da cirurgia de catarata vai depender de acordo com o profissional escolhido e a região em que você mora. Vale lembrar que alguns planos de saúde realizam esse procedimento.

Conclusão

A cirurgia de catarata é simples e suas técnicas são muito difundidas no meio dos oftalmologistas. É essencial escolher um profissional qualificado e repassar com ele os passos de como o procedimento acontecerá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *