SiSUNoticias

Nota de corte: como saber se tenho chance de passar no Sisu

Publicidade

Você sabe qual é a nota de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) necessária para passar no seu tão desejado cursos dos sonhos? Não!? Então segue a leitura porque neste post vamos te explicar como descobrir se com a sua nota você tem ou não chance de passar.

A nota de corte é a pontuação mínima necessária para conseguir conquistar a vaga. Ela representa a nota mais baixa dentre o número de vagas oferecidas, ou em outras palavras, é a nota do último candidato aprovado. Sendo assim, para garantir o seu ingresso através do Sisu, você precisa alcançar a nota de corte do seu curso ou superá-la até o fim do período de inscrições.

Publicidade

As notas do Sisu

O Sisu oferece vagas em universidades públicas de todo o país e classifica os estudantes a partir da sua nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As notas de corte parciais do Sisu 2020 poderão ser consultadas apenas durante o período de inscrições. De acordo com o calendário oficial anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), as inscrições serão entre os dias 21, 22, 23 e 24 de janeiro de 2020, após a divulgação oficial do resultado do Enem 2019.

Cursos mais concorridos

Para te ajudar a ter uma noção de qual será, em média, a nota de corte do Sisu 2020,  levantamos o ranking dos 10 cursos mais concorridos e a respectiva nota de corte do Sisu 2019:

Publicidade
  • 1º lugar: Medicina na USP: 819,92
  • 2º lugar: Medicina na UNB: 815,31
  • 3º lugar: Medicina na USP: 810,45
  • 4º lugar: Medicina na UFRJ: 807,58
  • 5º lugar: Medicina na UNB: 807,42
  • 6º lugar: Medicina na UFPR: 806,70
  • 7º lugar: Engenharia da Computação na USP: 806,35
  • 8º lugar: Medicina na UFSC: 804,71
  • 9º lugar: Engenharia Mecânica na UFPR: 803,80
  • 10º lugar: Física na USP: 802,60

Cabe ressaltar que as notas de corte do Sisu são divididas sempre em três categorias:

  • Vagas de ampla concorrência;
  • Vagas para ações afirmativas da instituição;
  • Vagas reservadas para cotas, de acordo com a Lei nº 12.711/2012.

A matemática da nota de corte

O que define se um curso é menos ou mais concorrido é o desempenho de quem concorre às vagas ofertadas. Para entender a matemática é simples: se a universidade é muito renomada, oferta poucas vagas, a procura é grande e o desempenho dos candidatos for muito bom, o resultado é uma nota de corte alta.

No entanto, é possível que um curso muito concorrido, como é o caso do curso de medicina, tenha uma nota de corte muito alta em uma determinada universidade e em outra, não tenha uma nota de corte tão alta.

Publicidade

Se considerarmos as notas de corte dos anos anteriores, para passar em universidades mais renomadas e nos cursos mais concorridos, como por exemplo, Medicina, Direito e algumas Engenharias, é necessário, no mínimo, tirar uma pontuação acima de 700 pontos no Enem. Já em algumas universidades federais, institutos estaduais e outras boas instituições de ensino, com cerca de 650 pontos é provável que você garanta uma vaga em um desses cursos tão desejados.

Cursos e universidades menos concorridos

Considerando ainda os dados do ano anterior, listamos os 10 cursos menos concorridos, onde a nota de corte foi até 540 pontos, confira:

  1. Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia –  Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA);
  2. Gestão Ambiental – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul-Rio-Grandense (IFSUL);
  3. Produção de Grãos – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFARROUPILHA);
  4. Ciências Exatas – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA);
  5. Física – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI);
  6. Letras (Português e Espanhol) – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA);
  7. Ciências Naturais e Matemática-Física – Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT);
  8. Produção Sucroalcooleira – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS);
  9. Ciências da Natureza – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA);
  10. Matemática – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFARROUPILHA).

O Sisu

O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.

Para participar, o candidato se inscreve no sistema e escolhe até duas opções de curso, porém, ao longo do período de inscrições é possível alterar as opções. E é exatamente nesse período de inscrições, entre os dias 21 a 24 de janeiro de 2020, que a nota de corte tem total importância, pois ela representa a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos.

Dessa forma, entre os quatro dias, diariamente o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso e, através dela, o candidato monitora a sua inscrição e pode ir realizando as suas alterações de opções para garantir uma vaga.

Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *