Quais os tipos de Aposentadoria do INSS?

A Aposentadoria do INSS é um direito concedido aos cidadãos brasileiros por meio da Previdência Social. Mas será que existe apenas um tipo?

Bem, para cada caso de solicitação de aposentadoria, há necessariamente um tipo certo. Consequentemente, isso aponta o perfil de quem será beneficiado.

As aposentadorias são distribuídas por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Logo, esse órgão federal tem o compromisso de verificar e aprovar os pedidos de aposentadoria do contribuinte.
tipos aposentadoria INSS

Desse modo, se você está para se aposentar, é necessário conhecer os tipos de aposentadoria e como solicitá-la. Acompanhe a seguir esses e mais detalhes sobre a Aposentadoria do INSS.

Aposentadoria do INSS: Tipos e Perfis dos Possíveis Segurados

Antes de qualquer coisa, você sabe o que é aposentadoria? Aposentadoria é o desligamento remunerado do trabalhador, em detrimento de algum fator que torna inviável desempenhar as funções no trabalho. Porém, o trabalhador precisa ser um contribuinte ativo da Previdência Social no decorrer dos anos.

Além disso, a Aposentadoria do INSS possui quatro tipos principais, sendo que cada uma delas corresponde a determinado perfil.

Quer saber quais são e em qual se encaixa? Veja abaixo:

  1. Aposentadoria por Idade:

É uma das mais comuns, pois aqui o fator incapacitante é a própria idade do trabalhador. Garante segurança previdenciária às pessoas da terceira idade, após anos de contribuição. O perfil delimitado por ela é:

  • Homens: se aposentam com 65 anos;
  • Mulheres: com 60 anos.
  • Caso você seja trabalhador rural, há uma redução de 5 anos. Então fica: homens se aposentam com 60 e mulheres com 55 anos.

Outro fator levado em consideração, é a quantidade de contribuições mensais que devem chegar a 180.
Os documentos necessários para solicitar o benefício: documento para identificação com foto, CPF e comprovante de contribuição do INSS.

  1. Aposentadoria por Invalidez:

Esse tipo de benefício assiste os trabalhadores impedidos de realizar as atividades, em decorrência de uma lesão ou patologia.

Precisa-se da perícia médica do INSS a fim de comprovar que o retorno ao trabalho é inviável. Desse modo, ao se ter a comprovação, o trabalhador passa a receber o salário benefício.

No caso de doenças, também é preciso ter a verificação por meio do médico da Previdência Social.

  1. Aposentadoria por Tempo de Contribuição:

É uma das mais solicitadas e se refere a questão da contribuição mensal dos trabalhadores para a Previdência Social. Assim, não é a idade ou invalidez, mas sim o período que o cidadão passou contribuindo. Depois das reformas no cenário brasileiro, adquirir esse benefício passou a ter outra regra.

Agora, o tempo de contribuição mais a idade do contribuinte precisa ser:

  • Para homens: Noventa e cinco pontos; idade + trinta e cinco anos de contribuição.
  • Para mulheres: Oitenta e cinco pontos. Idade + trinta anos de contribuição.

Entretanto, a partir de dezembro de 2020, a cada ano seguinte haverá um aumento de um ponto no valor pré-estabelecido.

Você é contribuinte do INSS e somando sua idade mais o tempo de contribuição, chegam ao valor indicado acima? Então dê entrada ao seu benefício.

  1. Aposentadoria Especial por Tempo de Contribuição

Como foi visto, esse tipo de aposentadoria é destinado aos contribuintes que são constantemente sujeitos a fatores nocivos no trabalho.

Consequentemente, a solicitação não pode ser analisada de uma forma comum, porque as necessidades e os motivos são diferentes.

Desse modo, a aposentadoria especial apresenta um tempo reduzido para solicitá-la, a depender do fator nocivo com que ele trabalha. Essa redução pode ser até pela metade.

Em outras palavras, de um tempo de trinta ou trinta e cinco anos, passa a 20 ou 15 anos.

Como Solicitar Qualquer Aposentadoria?

Antes de qualquer coisa, é necessário que o trabalhador se planeje e organize os documentos necessários, tais como:

  • Documento com foto.
  • CPF.
  • Documentos que comprovem a contribuição para o INSS.

Para outros documentos, verifique no Site do INSS ou no aplicativo Meu INSS.

Posteriormente, faça a solicitação por meio do Aplicativo Meu INSS ou nas agências físicas. Caso queira fazer uma simulação do pedido, também há essa opção no aplicativo.

De qualquer forma, baixe o aplicativo Meu INSS diretamente da Play Store ou Apple Store.

Solicitar a aposentadoria está mais acessível. Os tipos apresentados são os principais e mais solicitados, mas há outros.

Em síntese, para garantir um futuro sem transtornos, comece a planejar. Para isso, comece conhecendo a Aposentadoria do INSS, a fim de encontrar o tipo certo para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *