Vestibular

IFFar 2027 terá seleção para graduação pelo Enem; inscrições vão de outubro a dezembro

Publicidade

O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) realizará o Processo Seletivo IFFar 2027 para cursos de graduação com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições estão previstas entre 14 de outubro e 18 de dezembro de 2026, para candidatos que concluíram o ensino médio.

A seleção do IFFar para 2027 permitirá ao candidato escolher a nota de uma edição do Enem aplicada entre 2009 e 2026. As provas do exame mais recente serão em 8 e 15 de novembro, dentro do intervalo aceito pela instituição para ingresso na graduação.

Publicidade

A oferta informada inclui bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia em diferentes campi do Rio Grande do Sul. O IFFar também informa a existência de opções presenciais e a distância.

Inscrições do Processo Seletivo IFFar 2027

O período previsto para inscrição no Processo Seletivo IFFar 2027 vai de 14 de outubro a 18 de dezembro de 2026.

O edital de lançamento está previsto para 14 de outubro. Nessa mesma data, a instituição deverá apresentar o cronograma completo da seleção.

Publicidade

O uso da nota do Enem segue um modelo já adotado por outras seleções de ingresso ao ensino superior. Na Unicamp, por exemplo, houve inscrições de 1º a 20 de outubro no Enem-Unicamp 2027, também com regras específicas para participação pela nota do exame.

Como será a seleção pela nota do Enem

Para concorrer a uma vaga nos cursos de graduação do IFFar em 2027, o candidato deverá utilizar a nota de uma das edições do Enem realizadas entre 2009 e 2026.

Com isso, poderão participar tanto candidatos que fizeram o exame em anos anteriores quanto quem utilizar a edição mais recente. Os cursos superiores são destinados a quem já concluiu o ensino médio.

Publicidade
IFFar (Imagem IA)
IFFar (Imagem IA)

Cursos e vagas por campus

A oferta preliminar divulgada pelo IFFar reúne cursos nas áreas de agropecuária, tecnologia, saúde, educação, gestão, engenharia, turismo e gastronomia. Há opções em turnos noturnos, diurnos, matutinos e vespertinos, conforme o campus.

Nos campi Alegrete, Frederico Westphalen e Júlio de Castilhos, a instituição prevê as seguintes graduações:

  • Alegrete: Agronomia, Zootecnia, Ciências Biológicas, Matemática, Alimentos e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com 30 a 40 vagas por curso.
  • Frederico Westphalen: Administração, Ciência da Computação, Medicina Veterinária, Letras: Português e Inglês e Matemática, com 40 vagas em cada curso.
  • Júlio de Castilhos: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Matemática e Gestão do Agronegócio, com 30 a 40 vagas.

Nos campi Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo e Santo Augusto, a relação apresentada é a seguinte:

  • Panambi: Agronomia, Engenharia de Controle e Automação, Química Industrial, Ciências Biológicas e Sistemas para Internet.
  • Santa Rosa: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Matemática, Alimentos e Mecatrônica Industrial.
  • Santo Ângelo: Enfermagem, Computação, Pedagogia, Estética e Cosmética, Gestão do Agronegócio e Sistemas para Internet.
  • Santo Augusto: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Computação e Gestão do Agronegócio.

Nesses quatro campi, o número divulgado varia conforme o curso, entre 30 e 40 vagas.

Já nos campi São Borja, São Vicente do Sul e Uruguaiana, a previsão é a seguinte:

  • São Borja: Sistemas de Informação, Física, Matemática, Gastronomia e Gestão de Turismo, com 30 vagas previstas em cada curso.
  • São Vicente do Sul: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Pública, com 35 ou 40 vagas, conforme a graduação.
  • Uruguaiana: Administração e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ambos no turno noturno, com 35 vagas por curso.

Reserva de vagas e cotas

O IFFar informa que reserva vagas conforme critérios ligados à origem escolar, renda, deficiência e autodeclaração de candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas. A instituição também inclui estudantes de escolas comunitárias no âmbito da Educação do Campo entre os grupos contemplados.

Para o ingresso de 2027, candidatos autodeclarados pretos e pardos deverão passar por procedimento de heteroidentificação, conforme cronograma da seleção. O edital de lançamento está previsto para 14 de outubro, e as inscrições para o Processo Seletivo IFFar 2027 vão até 18 de dezembro de 2026.

Demais informações podem ser conferidas no site do IFFAR.
Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando… Aguarde, por favor!

0