Fies 2017

Vagas Fies 2017

5 de dezembro de 2016

Vagas Fies 2017, cujo financiamento do programa sofrerá algumas alterações, de acordo com as informações do Ministro da Educação, Mendonça Filho.

Vagas Fies 2017

Em 2016, primeiro semestre, foram oferecidas 250 mil vagas. No segundo semestre de 2016 foram 75 mil vagas, disputadas por 294 mil candidatos.

O limite de renda familiar mensal per capita para os candidatos mudou de 2,5 para 3 (três) salários mínimos mensais.

Maior oferta de vagas no FIES

A preferência para oferta de vagas do FIES é para cursos de graduação das áreas da Saúde, das Engenharias, e cursos de Licenciatura para formação de professores. Aproximadas 60% do total das vagas estão reservadas para as áreas preferenciais.

Como funciona o Fies 2017

Em breve serão lançadas informações pertinentes ao período de inscrição para o Fies 2017. Veja abaixo os critérios para inscrições junto ao Fies;

1-Disputa pela Nota de Corte do Enem – As vagas disponíveis para o Financiamento pelo FIES 2017  entram num Sistema (como no Sisu e no Prouni), e o candidato seleciona o curso que pretende. A disputa pelo financiamento se dá pela Nota de Corte do Enem. A nota da redação do Enem é O critério de desempate dos candidatos;

2-Cursos de Microrregiões do  país que têm baixos Índices de Desenvolvimento Humano terão prioridade. Os cursos de graduação com melhores notas em indicadores de qualidade terão também a preferência em vagas a serem financiadas.

 3-Candidatos precisam obter média mínima de 450 pontos nas provas objetivas do Enem e não podem ter zerado na Redação. A nota do Enem passa a ser classificatória na disputa entre os candidatos. Valem as notas do Enem desde a edição de 2010;

4-Cursos avaliados com notas 4 e 5  nos critérios de avaliação do MEC terão prioridade para ofertar vagas pelo Fies;

5- 70% das vagas serão para cursos das áreas da Saúde, das Engenharias, e para Formar Professores;

6-Os juros passaram de 3,4% ao ano para 6,5% ao ano;

7-As vagas para o Fies 2017 serão disputadas pelos candidatos num sistema do MEC.O candidato escolhe o curso pretendido, informa a nota do Enem para disputar uma das vagas que serão financiadas. Será selecionado o financiamento pelo Fies 2017 quem tiver as melhores notas. Mas, no Fies o candidato poderá concorrer a apenas um curso.

Após o prazo de inscrição para as vagas em primeira chamada, haverá o período para inscrições para a lista de espera. O candidato deverá ficar atento para não perder os prazos.

Aproveite para verificar Instituições e notas de Corte do Sisu

-As Instituições mais procuradas no Sisu;

-Os cursos que mais receberam inscrições para o Sisu e as respectivas notas de corte;

-As maiores notas de corte para o Curso de Medicina, DireitoEngenharia e Administração.

Notas de Corte Prouni e Fies de Medicina

Aproveite para verificar as notas de corte para o Prouni e Notas de Corte do Fies Medicina.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply