Curso de Engenharia de Petróleo e Gás

Um curso promissor que pode ser feito por candidatos que tenham interesse em começar uma carreira na área de petróleo é o curso de Engenharia de Petróleo e Gás. No curso o aluno tem a oportunidade de aprender todas as etapas relacionadas a cadeia de produtividade do petróleo e do gás natural.

Além disso, você pode escolher cursar Engenharia de Petróleo e Gás tanto em nível Bacharelado, Tecnólogo ou em Pós-Graduação.

Como este é um mercado internacional, uma dica muito importante para quem tem interesse em ingressar na carreira é que faça um curso de línguas. Preferencialmente de inglês, mas com outras línguas os diferenciais só aumentam.

Isso porque o engenheiro da área de petróleo e gás atua com pessoas do mundo todo, sendo essencial falar o inglês para se comunicar. 

Entenda em mais detalhes o que faz o Engenheiro de Petróleo e Gás e como você pode se preparar para essa carreira.

Quais são as qualificações da profissão de Engenheiro da área de petróleo?

Após prestar o vestibular e entrar em uma faculdade você sairá formado e apto para atuar em diversos projetos relacionados a sua formação.

Além disso você também poderá atuar no descobrimento de novas jazidas, e em sua preparação você saberá o quanto é importante se preocupar com o meio ambiente nessa jornada.

Portanto, após sua formação você será capaz de:

  • Trabalhar no processo de exploração do Petróleo e gás natural.
  • Atuar tanto na produção como na comercialização do produto final.
  • Oferecer seus serviços voltados a consultoria do meio ambiente.

E tudo isso porque as melhores Universidades possuem cursos muito completos. Assim, além dos conteúdos específicos da engenharia, petróleo e gás, os alunos têm acesso a conhecimento como Gestão de Negócios, Gestão Ambiental e Direito.

Curso de Engenharia de Petróleo e Gás
Curso de Engenharia de Petróleo e Gás

O curso de Engenharia de Petróleo e Gás é focado na área de exatas

Além das áreas de atuação e disciplinas citadas acima, uma outra observação fundamental sobre o curso de Engenharia de Petróleo e Gás é que essa é uma área de exatas. Portanto, é importante que você que tem interesse nessa promissora carreira, tenha afinidade com este tipo de conteúdo. Afinal, a grade curricular do Curso de Engenharia de Petróleo e Gás envolve diversas disciplinas de matemática, química e física.

Além disso aqueles que possuem maior facilidade em Mecânica e Estatística, também terão maiores chances com o curso. Mas, é claro que nada impede que qualquer pessoa que tenha interesse e curiosidade na área possa adentrar nessa profissão e descobrir suas diversas aplicações práticas.

Além das qualificações do Engenheiro de Petróleo e Gás que você viu, saiba quanto tempo você vai estudar no tipo de cursos escolhido.

Bacharelado, Tecnólogo ou Pós-Graduação?

Como você já viu acima, o Curso de Engenharia de Petróleo e Gás se divide entre Bacharelado, Tecnólogo e Pós-Graduação, confira o tempo de estudo e dedicação de cada um:

  • Bacharelado

Caso você opte em cursar Bacharelado o curso está disponível apenas na modalidade presencial com duração média de cinco anos.

  • Tecnólogo

Existem algumas faculdades que oferecem o curso em nível de tecnólogo, sendo que aqui o tempo é de 2 anos e meio na modalidade presencial.

  • Pós-Graduação

Você também poderá optar, caso já tenha uma graduação ou bacharelado em uma área relacionada (preferencialmente), fazer o curso de Pós-Graduação.

Em algumas faculdades é possível que você encontre essa opção em nível de especialização ou até mesmo mestrado.

Mercado de Trabalho

Por ser uma área nova no país, a profissão está sendo bastante requisitada. Principalmente porque existe falta de mão de obra com formação especializada no assunto.

Assim, ao se formar você poderá atuar em diversas empresas no ramo de petróleo e gás. Em destaque as empresas petrolíferas, indústrias petroquímicas e refinarias. Sendo que a maior refinaria em processamento de petróleo da Petrobras é a REPLAN e está localizada em Paulínia, São Paulo.

Ainda que esta seja uma profissão nova, no Brasil existem 27 empresas de Petróleo com falta de mão de obra especializada. E todas com grandes chances de uma carreira promissora, isso sem contar que ao se formar Engenheiro de Petróleo e Gás, você também poderá trilhar uma carreira internacional.

Além das Universidades Privadas, o curso está disponível em algumas Universidades Públicas. Então um curso preparatório pode ser fundamental para você conseguir a sua vaga. Lembrando que caso você preste o Enem e tiver uma boa nota poderá pleitear uma bolsa de estudos.

Veja agora as faculdades públicas que possuem o curso de Engenharia de Petróleo e Gás:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Agora que você sabe o que esperar no Curso de Engenharia de Petróleo e Gás, escolha uma boa faculdade e comece a sua promissora carreira profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *