Enem

Inep publica edital do Enem 2023

Publicidade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

Confira as principais informações sobre o Enem 2023, como o edital, datas de inscrições e provas.

Publicidade

Os interessados já podem conferir o cronograma e as regras desta edição. O período de inscrições, será de 5 a 16 de junho. Já as provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro.

O Inep divulgou, também, os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição.

O Instituto publicou um edital específico para tal e para as justificativas de ausência.

Publicidade

Dessa forma, quem era isento no Enem 2022 e não compareceu aos dois dias de prova precisava justificar a falta para participar da edição de 2023 gratuitamente. 

Quem tiver a solicitação ou a justificativa indeferida poderá entrar com recurso até a próxima sexta-feira (12).

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

Publicidade

Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame.

Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *