Exercícios

Questões sobre 5 Questões de Raciocinio Logico com respostas – 1º ano e.m – parte 2

Publicidade

Estas questões trabalham atenção, dedução e comparação de padrões, com foco em raciocínio lógico para estudantes do 1º ano do ensino médio. O objetivo é interpretar informações, testar hipóteses e chegar à alternativa correta com base em relações consistentes.

O conjunto alterna formatos de enunciado para ampliar o treino: em algumas questões, as alternativas são diretas; em outras, mais discursivas. Todas foram elaboradas para manter clareza, contextualização e nível difícil, sem fugir do tema proposto.

Publicidade

Questões sobre 5 Questões de Raciocinio Logico com respostas – 1º ano e.m – parte 2

Questão 01

Em uma sequência, cada termo é obtido a partir do anterior somando 3, depois multiplicando por 2, depois somando 3, e assim sucessivamente. Se o primeiro termo é 4, qual é o quinto termo?

Gabarito: alternativa B). Correto. A sequência fica 4, 7, 14, 17, 34.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) Erro na aplicação da regra alternada.
  • B) Correto. A sequência fica 4, 7, 14, 17, 34.
  • C) Não há crescimento constante nessa sequência.
  • D) A ordem das operações foi invertida.
  • E) Não se trata de soma acumulada dos termos.

Questão 02

Uma senha tem quatro posições, usando os algarismos 1, 2, 3 e 4 sem repetição. A primeira posição é menor que a segunda, e a terceira é maior que a quarta. Qual sequência pode formar essa senha?

Gabarito: alternativa D). Correto. Em 1243, 1 < 2 e 4 > 3.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) A terceira posição não é maior que a quarta.
  • B) A primeira posição não é menor que a segunda.
  • C) A primeira posição não é menor que a segunda.
  • D) Correto. Em 1243, 1 < 2 e 4 > 3.
  • E) A primeira posição não é menor que a segunda.

Questão 03

Três estudantes afirmam: Ana diz “se eu estudo, então passo”; Bruno diz “se eu passo, então eu estudo”; Carla diz “eu estudo e passo”. Se apenas uma afirmação for verdadeira, qual delas é necessariamente verdadeira?

Gabarito: alternativa A). Correto. Bruno apresenta a implicação inversa, que pode ser a única verdadeira no cenário proposto.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. Bruno apresenta a implicação inversa, que pode ser a única verdadeira no cenário proposto.
  • B) A implicação de Ana não é garantida em todo caso.
  • C) Conjunção não é equivalente às implicações dadas.
  • D) As frases não têm o mesmo valor lógico em qualquer situação.
  • E) É possível analisar a estrutura lógica independentemente de informações externas.

Questão 04

Em um jogo de cartas numeradas, vale a regra: se uma carta é vermelha, então seu número é múltiplo de 3. Foi observada uma carta com número 12. O que é possível concluir logicamente?

Gabarito: alternativa E). Correto. A regra é condicional: vermelho implica múltiplo de 3, mas o inverso não é garantido.

Comentários por alternativa:

  • A) 12 ser múltiplo de 3 não obriga a carta a ser vermelha.
  • B) O inverso da regra não foi dado.
  • C) Ímpar não faz parte da regra apresentada.
  • D) A cor não pode ser deduzida por paridade.
  • E) Correto. A regra é condicional: vermelho implica múltiplo de 3, mas o inverso não é garantido.

Questão 05

Num armário há quatro caixas: A, B, C e D. Sabe-se que A está à esquerda de C, B está à direita de A, e D não está ao lado de C. Qual ordem das caixas satisfaz todas as condições?

Gabarito: alternativa C). Correto. A ordem A, B, C, D atende às três condições.

Comentários por alternativa:

  • A) B não está à direita de A nessa disposição.
  • B) D fica ao lado de C nessa ordem.
  • C) Correto. A ordem A, B, C, D atende às três condições.
  • D) D fica ao lado de C, contrariando a condição.
  • E) B não está à direita de A nessa ordem.

Questão 06

Quatro amigos fizeram uma sequência de apresentações: Lucas antes de Marina, Marina antes de Tiago, e Sofia em algum ponto após Lucas, mas antes de Tiago. Qual alternativa apresenta uma ordem possível?

Gabarito: alternativa B). Correto. Essa ordem satisfaz Lucas < Marina < Tiago e coloca Sofia entre Lucas e Tiago.

Comentários por alternativa:

  • A) Sofia antes de Marina contradiz Lucas antes de Marina e Marina antes de Tiago.
  • B) Correto. Essa ordem satisfaz Lucas < Marina < Tiago e coloca Sofia entre Lucas e Tiago.
  • C) Lucas deve vir antes de Marina.
  • D) Tiago deve vir depois de Sofia.
  • E) Sofia não pode aparecer antes de Lucas.

Questão 07

Uma turma resolve um desafio em etapas. Se o grupo A termina, então o grupo B começa. Se o grupo B começa, então o grupo C recebe o relatório. O grupo C recebeu o relatório. O que se pode afirmar com segurança?

Gabarito: alternativa E). Correto. Do fato de C ter recebido o relatório, não se conclui B nem A com segurança.

Comentários por alternativa:

  • A) A afirmação de C não garante que A terminou.
  • B) A conclusão seria válida apenas no sentido direto, não no inverso.
  • C) Não dá para negar A com base apenas no dado final.
  • D) Receber o relatório não prova início de A.
  • E) Correto. Do fato de C ter recebido o relatório, não se conclui B nem A com segurança.

Questão 08

Considere a regra: em uma fila de cinco pessoas, Nara não pode ficar nas extremidades, e Otávio deve ficar à esquerda de Nara. Qual posição Nara pode ocupar?

Gabarito: alternativa A). Correto. Nara não pode estar nas extremidades e precisa de alguém à esquerda, então a terceira é possível.

Comentários por alternativa:

  • A) Correto. Nara não pode estar nas extremidades e precisa de alguém à esquerda, então a terceira é possível.
  • B) Segunda posição é possível, mas não é a única conclusão pedida.
  • C) Nara não pode estar na extremidade.
  • D) Também é possível, mas a questão pede uma posição que pode ocupar; a terceira atende com clareza.
  • E) Nara não pode estar na extremidade.

Questão 09

Em uma sequência de figuras, o número de lados aumenta de 2 em 2: triângulo, pentágono, heptágono, e assim por diante. Qual figura vem em seguida?

Gabarito: alternativa D). Correto. Após 7 lados, somando 2, obtém-se 9? Atenção: a sequência é 3, 5, 7, então o próximo é 9, nonágono.

Comentários por alternativa:

  • A) 8 não segue a soma de 2 a partir de 7.
  • B) 12 não corresponde à regra dada.
  • C) 9 é o próximo, não uma troca aleatória de padrão.
  • D) Correto. Após 7 lados, somando 2, obtém-se 9? Atenção: a sequência é 3, 5, 7, então o próximo é 9, nonágono.
  • E) 6 não é obtido somando 2 ao termo anterior.

Questão 10

Quatro caixas têm cores diferentes. Sabe-se que a caixa vermelha não está ao lado da azul, a verde está à esquerda da amarela, e a azul não está na primeira posição. Qual arranjo atende às condições?

Gabarito: alternativa C). Correto. Verde está antes de amarela, azul não está na primeira posição e vermelha não fica ao lado de azul.

Comentários por alternativa:

  • A) Azul fica ao lado de vermelha.
  • B) Azul fica ao lado de vermelha.
  • C) Correto. Verde está antes de amarela, azul não está na primeira posição e vermelha não fica ao lado de azul.
  • D) Vermelha fica ao lado de azul.
  • E) Verde não está à esquerda de amarela nessa ordem.

Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando… Aguarde, por favor!

0