Unifesp inicia seleção 2027 para refugiados, apátridas e pessoas com visto humanitário
A Universidade Federal de São Paulo abriu as inscrições do processo seletivo para refugiados, apátridas e pessoas com visto humanitário para ingresso em cursos de graduação no primeiro semestre de 2027. O prazo começou em 5 de agosto de 2026 e segue aberto até as 17h de 18 de setembro de 2026, no horário de Brasília.
O Vestibular 2027 Unifesp para esse público específico deve ser feito pela internet, por meio da ficha de inscrição disponível no portal de ingresso da universidade. Para participar, o candidato precisa preencher os dados solicitados e enviar a documentação prevista para comprovar a situação migratória e atender aos requisitos acadêmicos exigidos para o ingresso em curso de graduação.
Quem pode participar da seleção da Unifesp
O processo seletivo foi criado para ampliar o acesso ao ensino superior público de pessoas que vivem no Brasil em condição de refúgio, apatridia ou acolhimento por razões humanitárias.
Podem participar candidatos que atendam às condições definidas no edital e apresentem a documentação necessária. Também é preciso cumprir os requisitos acadêmicos exigidos para ingresso na graduação.
No caso de pessoas refugiadas, a comprovação da condição migratória deve ser feita por documento expedido pelo Comitê Nacional para os Refugiados ou por outro órgão competente do governo brasileiro. Para apátridas e portadores de visto humanitário, também é exigida documentação oficial correspondente.
Como fazer a inscrição
A inscrição deve ser realizada exclusivamente pela internet, no portal de ingresso da Unifesp. O candidato precisa preencher a ficha eletrônica e enviar os documentos exigidos dentro do prazo estabelecido pela universidade.
Antes do envio, a orientação é separar os arquivos necessários e verificar se todos estão legíveis. Documentos incompletos, ilegíveis ou enviados fora das condições estabelecidas podem causar a não habilitação da inscrição.
Outro ponto indicado pela universidade é informar um endereço de e-mail de uso frequente, que poderá ser utilizado para o envio de orientações, solicitações e informações relacionadas ao processo seletivo.

Prazo termina em setembro
As inscrições do Vestibular 2027 Unifesp para refugiados, apátridas e pessoas com visto humanitário começaram às 10h de 5 de agosto de 2026. O sistema ficará disponível até as 17h de 18 de setembro de 2026, considerando o horário de Brasília.
Após concluir o procedimento, o candidato deve salvar o protocolo ou comprovante de inscrição. Também é necessário acompanhar as publicações da universidade ao longo de todas as etapas da seleção.
Habilitação das inscrições e recursos
A relação das inscrições habilitadas para a fase de provas será divulgada a partir das 16h de 25 de setembro de 2026. A publicação será feita no portal de ingresso da universidade.
A habilitação indica que a inscrição e a documentação apresentada foram analisadas e consideradas adequadas para permitir a continuidade do candidato no processo seletivo. Essa etapa não representa aprovação para ocupação da vaga.
Os candidatos não habilitados poderão apresentar recurso entre as 16h de 28 de setembro e as 16h de 30 de setembro de 2026. A análise dos recursos será divulgada a partir das 16h de 9 de outubro de 2026.
Como serão as provas
De acordo com o cronograma da seleção, a aplicação das provas está prevista para 15 de outubro de 2026. O processo seletivo contará com prova objetiva e redação.
Os participantes habilitados deverão acompanhar os comunicados posteriores para verificar endereço, horário de aplicação, materiais permitidos e regras de identificação.
O gabarito oficial da prova objetiva está previsto para ser publicado às 16h de 16 de outubro de 2026. Já o resultado da fase de provas deverá ser divulgado às 16h de 13 de novembro de 2026.
Recursos contra o resultado das provas
Os candidatos indeferidos na fase de provas poderão apresentar recurso entre as 9h de 16 de novembro e as 16h de 17 de novembro de 2026, seguindo o procedimento informado pela universidade.
A análise desses recursos está programada para ser divulgada às 16h de 27 de novembro de 2026. A orientação é guardar os comprovantes de envio e acompanhar as atualizações publicadas pela Coordenadoria de Ingresso.
Convocação e matrícula
A primeira chamada para matrícula está prevista para as 10h de 30 de novembro de 2026. Somente poderão efetivar a matrícula os candidatos aprovados e formalmente convocados.
O período para envio dos documentos de matrícula começa às 10h de 30 de novembro e termina às 17h de 4 de dezembro de 2026. O não cumprimento do prazo pode provocar a perda do direito à vaga.
Entre os documentos indicados para matrícula estão documento oficial de identidade, CPF, comprovante da condição de refugiado, apátrida ou portador de visto humanitário, histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio.
Quando a conclusão do ensino médio tiver ocorrido fora do Brasil, poderá ser exigida validação ou equivalência dos estudos por órgão educacional competente.
Cronograma do Vestibular 2027 Unifesp
- Inscrições: de 5 de agosto a 18 de setembro de 2026
- Divulgação das pessoas habilitadas: 25 de setembro de 2026
- Recursos contra a não habilitação: de 28 a 30 de setembro de 2026
- Resultado dos recursos: 9 de outubro de 2026
- Prova objetiva e redação: 15 de outubro de 2026
- Gabarito oficial: 16 de outubro de 2026
- Resultado da fase de provas: 13 de novembro de 2026
- Recursos contra o resultado: 16 e 17 de novembro de 2026
- Análise dos recursos: 27 de novembro de 2026
- Primeira chamada para matrícula: 30 de novembro de 2026
- Envio dos documentos de matrícula: de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2026
Cuidados no envio da inscrição
A leitura integral do edital é uma das orientações centrais para os candidatos. O documento reúne as regras de participação, a relação de cursos e vagas, os critérios de classificação, a documentação obrigatória e as condições para matrícula.
Também é importante conferir se nomes, números de documentos, datas e informações de contato foram preenchidos corretamente. Divergências nesses dados podem dificultar a análise da inscrição.
As inscrições para o processo seletivo da Unifesp destinado a refugiados, apátridas e pessoas com visto humanitário seguem abertas até as 17h de 18 de setembro de 2026.