Conheça melhor as ações do Programa de Educação Previdenciária do INSS

Conhecido como PEP, o Programa de Educação Previdenciário cuja responsabilidade é do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), já conseguiu beneficiar mais de 30 mil trabalhadores em relação aos benefícios previdenciários. Tudo isso foi feito por meio das ações de cidadania que foram responsáveis pela complementação das atividades educativas.

O PEP é uma iniciativa do INSS e essa ferramenta do Governo Federal possui o objetivo de incluir os cidadãos e de fortalecimento da sua cidadania por meio da divulgação das políticas públicas. Assim como também promove e inclusão dos trabalhadores no Sistema Previdenciário Nacional para que esses cidadãos brasileiros possam conseguir aproveitar os benefícios previdenciários.

O PEP também passou a ser visto como uma maneira de conseguir o aumento do nível de cobertura previdenciária, auxiliar o cidadão a entender e buscar os seus direitos e para contribuir na diminuição da informalidade. Além de tudo isso, o programa também aumenta o controle social e os diálogos sociais sobre a previdência social.

Muitas informações foram dadas até aqui, certo? Mas há muito mais pela frente! Continue lendo o artigo.

Fonte: site megafrases

O PEP e os benefícios previdenciários: entenda melhor como funciona esse programa

Até aqui já dá para entender um pouco sobre como o Programa de Educação Previdenciária funciona, não é mesmo?

Sendo assim, já podemos falar sobre algumas características do PEP e como ele vem ajudando as pessoas.

As ações desenvolvidas pelo programa para que as pessoas possam entender melhor sobre os benefícios previdenciários e outros tópicos sobre relativos ao INSS e aos benefícios concedidos por este.

PEP e a ações desenvolvidas pelo INSS

Esse programa é responsável por desenvolver diversas ações.

Atente-se na lista de ações que já foram desenvolvidas ao longo da existência do PEP.

1 – Educação à distância

Por meio da mediação dos recursos didáticos tornou-se possível organizar de maneira sistemática a autoaprendizagem sobre temas para Educadores Previdenciários e também de alguns segmentos da sociedade.

Todos esses recursos didáticos foram apresentados pela Coordenação de Educação a Distância do Centro de Formação e de Aperfeiçoamento do INSS nos suportes de informação que são distintos e distribuídos através de diversos meios de comunicação.

2 – Palestras

Após realizar parcerias com algumas entidades organizadas civis, as palestras foram feitas para alguns grupos específicos com apresentações voltadas para os temas a respeito da Previdência Social.

3 – Cursos para propagação externa

Quem se interessa em ser um propagador de informações do INSS poderá realizar um curso desenvolvido especialmente para atender a esse público.

Esse curso é totalmente voltado para questões relacionadas a previdência social.

O curso de formação é resultado de parcerias que foram realizadas com:

  • Escolas;
  • Entidades civis;
  • Associações;
  • Universidades;
  • Órgãos administrativos;

Uma forma de fortalecer ainda mais o PEP e a propagação de informações a respeito dos benefícios previdenciários.

4 – Informações e orientações

Muita informação e orientação foi dada de forma individual ao cidadão em diversas ocasiões como mutirões, exposições e praças públicas com diversas empresas parceiras.

Essas são as principais ações realizadas pelo programa.

 

Gostou do artigo? Se você tem interesse em fazer os cursos disponíveis no PEP, basta entrar no site da Escola Virtual e efetuar o seu cadastro, não há qualquer custo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *