10 dicas para melhorar as funções do cérebro

O cérebro é um dos órgãos mais importante do nosso corpo, se não o mais, já que é ele que controla todo o nosso organismo e determina que funções básicas serão executadas. Também, é o cérebro que nos ajuda em questões do dia a dia, como trabalhar, socializar, nos divertir e muito mais. E, se ele não estiver bem, nossa vida não vai bem, ficamos esquecidos, distraídos, cansados mentalmente e muitas outras coisas que podem afetar a nossa produtividade.

Existem alguns produtos naturais que auxiliam na melhora do desempenho cognitivo, reduz a ansiedade e o stress e promove o bem-estar como a teanina. Pensando em ajudar você que deseja estar sempre com a mente e corpo funcionando perfeitamente, separamos 10 dicas para melhorar as funções do cérebro sem precisar de remédios.

1 Pratique exercícios

fazendo exercicios

Todos nós sabemos que deveríamos fazer algum tipo de exercício regularmente. No entanto, a maioria das pessoas leva vidas ocupadas, apressadas e nem sempre encontra tempo para se adaptar à atividade física. O truque pode ser pensar no sentido inverso: você não pode se dar ao luxo de não se exercitar se quiser viver muito tempo, de forma saudável e produtiva.

O exercício não apenas beneficia a saúde e a cognição do cérebro, mas também pode melhorar sua memória. A longo prazo, pode até proteger seu cérebro contra a degeneração.

2 Pare de fumar

Essa dica vai para os fumantes! Para de fumar é um dos primeiros passos que você pode tomar para melhorar as funções do cérebro. Mas fumar não é apenas um velho hábito ruim, isso porque estudos mostrou que pessoas que fumam mais de dois maços de cigarro por dia possuem o dobro da taxa de demência quando mais velhas. Também, o estudou mostrou que aqueles que fumavam entre metade e um maço por dia tiveram um risco 44% maior de desenvolver demência.

A boa notícia é que as pessoas no estudo que costumavam fumar, mas pararam, não aumentavam o risco de demência e tinham funcionamento cerebral normal na velhice.

3 Aprenda algo novo

Não importa o quão intelectualmente e exigente seja a atividade, se é algo em que você já sabe, não é um bom exercício para melhorar as funções do cérebro. A atividade precisa ser algo que você não conhece e está fora da sua zona de conforto.

Para melhorar as funções do cérebro, você precisa continuar aprendendo e desenvolvendo novas habilidades.

4 Tenha um sono de qualidade

sono de qualidade

Uma das formas mais importante e eficazes de melhorar as funções do cérebro é desligá-lo por 7 a 9 horas por noite.  O sono é a coisa mais importante que você pode fazer para restaurar o cérebro, permitir que ele cure e restaurar a saúde mental. Em caso de insônia você pode recorrer aos remédios naturais mais leves como a Teanina, que te ajudam a relaxar e não tem contra indicações.

5 Exercícios cerebrais

É importante obter estimulação mental, isso porque cada parte do nosso corpo, incluindo o cérebro, precisa de exercício. Mantenha-se ocupado com jogos mentais, como: quebra-cabeças, leitura, problemas de matemática e jogos. A melhor ideia seria se envolver em atividades que exigem destreza, como desenhar, pintar, tocar música e praticar esportes.

Isso ajuda a estimular seu cérebro e criar novas células cerebrais, pois utilizar a mente e o corpo ajudará você a se manter motivado enquanto aumenta sua atenção e concentração.

6  Dieta mediterrânea estimula o cérebro

O Mediterrâneo é conhecido pelo sol, mar e alimentos conhecidos por terem propriedades que estimulam o cérebro. Alguns exemplos dos países que fazem parte do Mediterrâneo incluem Espanha, França, Itália, Grécia e Turquia.

Você já deve ter ouvido falar da dieta do Mediterrâneo, que inclui quantidades moderadas de laticínios, peixe e vinho, enquanto a carne vermelha, aves e alimentos processados são limitados.

Pesquisas descobriram que pessoas que seguem uma dieta mediterrânea podem ter proteção cerebral a longo prazo. Os participantes do estudo que consumiram uma dieta mediterrânea mantiveram mais volume cerebral em 3 anos do que aqueles que não seguiram a dieta.

Manter uma dieta mediterrânea também mostrou diminuir a taxa de declínio cognitivo e está relacionado à melhora da função cerebral em adultos.

7  Bom humor

A liberação de endorfinas causadas pelo riso reduzirá os níveis de estresse, o que é ótimo para a saúde do cérebro a longo prazo. Além disso, o riso geralmente deixa você mais aberto a novos pensamentos e ideias.

8 Beba café

A maioria das pessoas começam o dia com uma xícara de café, e esse ritual pode realmente ajudar a melhorar as funções do cérebro a curto prazo. A cafeína, é claro, ajuda a mantê-lo em alerta, mas também pode ajudá-lo a manter o foco em tarefas repetitivas e tediosas, além de aumentar sua inteligência, incluindo o tempo de reação e o raciocínio.

Obviamente, os efeitos do café não são permanentes, porém ele pode fazer seu cérebro funcionar com mais eficiência até que o efeito da cafeína acabe.

9 Medite

medite

Nos últimos anos, os psicólogos se interessaram mais por alguma sabedoria antiga sobre atenção e mediação. Isso porque, começaram a surgir evidências impressionantes de que essas práticas melhoram nossa saúde física e mental.

As técnicas de meditação variam muito, mas todas têm em comum algum tipo de foco na respiração e na calma. Pesquisas estão mostrando que a meditação melhora a concentração e a memória e estudos também acompanharam o crescimento em áreas importantes do cérebro associadas ao pensamento inteligente ao longo do tempo.

10 Aprenda um novo idioma

Aprenda um novo idioma

Além do treinamento cerebral, outro método que você pode usar para treinar seu cérebro é aprender um novo idioma ou vários idiomas estrangeiros. Aprender novos idiomas acende habilidades cognitivas, beneficia o envelhecimento do cérebro e afia a mente.

Pesquisadores relatam que o aprendizado de línguas estrangeiras aumenta a elasticidade do cérebro e sua capacidade de codificar informações. Eles explicam que quanto mais idiomas uma pessoa aprende, mais rapidamente sua rede neural reage para processar os dados acumulados. Ainda, outra pesquisa, mostrou que falar 2 ou mais línguas pode retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento, mesmo que as outras línguas sejam aprendidas durante a vida adulta.

Gostou dessas dicas como melhorar as funções do cérebro? Com toda certeza, nesta lista possui alguma dica que você pode facilmente incluir em seu dia a dia e ajudar a mente funcionando perfeitamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *