Exercícios

Questões Brasil Colonial – 7º ano – parte 3

Publicidade

O Brasil Colonial foi marcado por atividades econômicas, relações de trabalho, presença indígena e africana, além de disputas por controle do território. Entender esses processos ajuda a perceber como a colônia foi organizada e como a vida cotidiana era moldada por interesses da metrópole.

Nesta seleção, as questões exploram temas centrais do período colonial no Brasil, com atenção aos contextos históricos, às formas de produção e às relações sociais. O objetivo é analisar fatos e interpretações com mais profundidade, sem sair do recorte do Brasil Colonial.

Publicidade

Questões Brasil Colonial – 7º ano – parte 3

Questão 01

Na organização do açúcar no Brasil Colonial, o engenho reunia áreas de plantio, produção e beneficiamento. Essa estrutura revela, principalmente,

Gabarito: alternativa B). Correta. O engenho articulava terra, trabalho escravizado e exportação, base da economia açucareira colonial.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) O açúcar dependia de grandes propriedades e produção voltada ao comércio externo.
  • B) Correta. O engenho articulava terra, trabalho escravizado e exportação, base da economia açucareira colonial.
  • C) O trabalho no engenho foi majoritariamente compulsório, não assalariado.
  • D) O sistema açucareiro era rural e integrado, não artesanal urbano.
  • E) A economia açucareira priorizava exportação, não abastecimento interno.

Questão 02

No cotidiano colonial, a presença de africanos escravizados nas áreas urbanas também se relacionava a atividades como venda ambulante, transporte e pequenos serviços. Isso indica que

Gabarito: alternativa D). Correta. A escravidão esteve presente também nas cidades, com múltiplas formas de exploração do trabalho.

Comentários por alternativa:

Publicidade
  • A) Havia intensa atividade urbana, com circulação de pessoas e mercadorias.
  • B) As diferenças sociais eram marcantes nas cidades coloniais.
  • C) Africanos escravizados também trabalhavam em atividades urbanas.
  • D) Correta. A escravidão esteve presente também nas cidades, com múltiplas formas de exploração do trabalho.
  • E) A hierarquia social colonial permaneceu forte nas cidades.

Questão 03

As entradas e bandeiras, no contexto colonial, são frequentemente associadas à expansão territorial. Uma interpretação histórica adequada para essas expedições é que elas

Gabarito: alternativa A). Correta. As expedições avançaram pelo interior em busca de indígenas, metais e novas áreas.

Comentários por alternativa:

  • A) Correta. As expedições avançaram pelo interior em busca de indígenas, metais e novas áreas.
  • B) Havia interesses econômicos e territoriais, não apenas religiosos.
  • C) A defesa costeira não define entradas e bandeiras.
  • D) Elas não substituíram a economia açucareira.
  • E) Não eram movimentos trabalhistas, mas expedições coloniais.

Questão 04

Os povos indígenas tiveram papel decisivo na história colonial, inclusive por meio de alianças, resistências e conhecimento do território. Uma consequência importante dessa atuação foi

Gabarito: alternativa E). Correta. Os colonizadores se apoiaram em saberes indígenas para circular, produzir e sobreviver no território.

Comentários por alternativa:

  • A) As disputas no interior continuaram durante o período colonial.
  • B) Os conflitos foram intensos em várias regiões.
  • C) As culturas indígenas resistiram e continuaram existindo.
  • D) A administração colonial manteve o português como língua principal.
  • E) Correta. Os colonizadores se apoiaram em saberes indígenas para circular, produzir e sobreviver no território.

Questão 05

Em diferentes regiões coloniais, a pecuária ganhou importância em áreas do interior. Sua expansão esteve ligada, sobretudo, ao fato de que

Gabarito: alternativa C). Correta. A pecuária ajudou no abastecimento e na logística colonial, ocupando áreas interiores.

Comentários por alternativa:

  • A) A pecuária avançou muito pelo interior, não apenas pelo litoral.
  • B) Não havia base industrial colonial desse tipo.
  • C) Correta. A pecuária ajudou no abastecimento e na logística colonial, ocupando áreas interiores.
  • D) Pecuária não era atividade marítima.
  • E) O trabalho escravizado continuou presente em várias atividades coloniais.

Questão 06

Durante o período colonial, a ação de jesuítas nas aldeias e missões tinha como objetivo principal

Gabarito: alternativa B). Correta. A catequese e o aldeamento eram centrais, embora houvesse conflitos com colonizadores.

Comentários por alternativa:

  • A) Feiras não eram o objetivo central das missões.
  • B) Correta. A catequese e o aldeamento eram centrais, embora houvesse conflitos com colonizadores.
  • C) Os jesuítas não substituíam toda a administração civil.
  • D) A mineração não era foco principal das missões jesuíticas.
  • E) Os engenhos não funcionavam como escolas formais jesuíticas.

Questão 07

A mineração no Brasil Colonial alterou a dinâmica de várias regiões. Entre esses efeitos, destaca-se

Gabarito: alternativa E). Correta. A mineração atraiu população, ampliou rotas e estimulou o abastecimento.

Comentários por alternativa:

  • A) O comércio interno cresceu com as áreas mineradoras.
  • B) A mineração não fez o Brasil voltar ao predomínio açucareiro.
  • C) O trabalho escravizado continuou importante na mineração.
  • D) A capitalização administrativa ocorreu de forma mais complexa e gradual.
  • E) Correta. A mineração atraiu população, ampliou rotas e estimulou o abastecimento.

Questão 08

A relação entre metrópole e colônia era marcada por controle econômico. Uma forma concreta desse controle foi

Gabarito: alternativa A). Correta. Portugal controlava o comércio colonial para garantir lucros e dependência econômica.

Comentários por alternativa:

  • A) Correta. Portugal controlava o comércio colonial para garantir lucros e dependência econômica.
  • B) Havia circulação interna de mercadorias entre regiões.
  • C) As capitanias não eram independentes nesse aspecto.
  • D) A colônia não tinha liberdade comercial plena.
  • E) Não havia assembleias coloniais com esse poder.

Questão 09

As revoltas e resistências no Brasil Colonial mostram que a sociedade não era passiva. Nesse contexto, a interpretação mais adequada é que

Gabarito: alternativa D). Correta. As revoltas expressavam tensões sociais, fiscais e políticas presentes na colônia.

Comentários por alternativa:

  • A) Havia muitos conflitos mesmo com a expansão dos engenhos.
  • B) As capitanias não eram todas autônomas de forma equivalente.
  • C) As revoltas coloniais pertencem a outro contexto histórico.
  • D) Correta. As revoltas expressavam tensões sociais, fiscais e políticas presentes na colônia.
  • E) A resistência foi mais ampla e diversa do que isso.

Questão 10

Ao estudar a sociedade colonial, a distinção entre senhores de terra, homens livres pobres, indígenas e escravizados permite concluir que

Gabarito: alternativa C). Correta. A sociedade colonial era profundamente desigual e estruturada por hierarquias.

Comentários por alternativa:

  • A) Havia forte desigualdade jurídica e social.
  • B) Riqueza e trabalho influenciavam muito a posição social.
  • C) Correta. A sociedade colonial era profundamente desigual e estruturada por hierarquias.
  • D) A mobilidade social era limitada.
  • E) A diversidade de grupos não impedia a dominação.

Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando… Aguarde, por favor!

0