Finanças

Crediário digital: opção para quem não tem cartão de crédito

Publicidade

Este ano o Crediário Digital parece ser a maior tendência entre lojistas tanto de estabelecimentos físicos quanto no e-commerce. Assim, em vez dos famosos carnês, ao optar pelo parcelamento o cliente poderá optar por pagar através de boletos ou do Pix.

O sistema passou a ser muito usado no Brasil com o crescimento das compras online durante a pandemia de covid-19.

Publicidade

O crediário digital já é comum em países europeus e nos Estados Unidos, onde o serviço “buy now, pay later” (BNPL) é oferecido, significando, literalmente, “compre agora, pague depois”. Através de crédito, o lojista recebe o valor da compra à vista e o consumidor faz o pagamento em parcelas.

O serviço de crédito digital é ofertado por startups digitais – conhecidas como fintechs – que atuam como mediadoras.

Publicidade

A vantagem de oferecer essa forma de pagamento aos clientes é que estes não precisam ter cartão de crédito, nem mesmo conta em banco, para realizar o parcelamento de suas compras. O atrativo da burocracia reduzida também se soma aos juros bem menores que os cobrados pelo cartão de crédito.

Além disso, devido ao repasse imediato pelo fornecedor do BNPL, lojistas não correm o risco da inadimplência, tendo de pagar apenas uma taxa referente à contratação do serviço. Também não há risco de fraude, pois o cliente faz o registro para o crediário utilizando seu número de CPF.

O Mercado Livre, por exemplo, portal que funciona como marketplace e que recentemente passou a ofertar serviços financeiros através do Mercado Pago, tem a opção do crediário digital desde 2018.

Publicidade

De acordo com pesquisa realizada pela fintech Provu, em 2022, 60% dos consumidores que escolheram usar o crédito digital como meio de pagamento não tinham cartão de crédito ou o limite era insuficiente para grandes compras. No Brasil, em torno de 34 milhões de pessoas ainda são desbancarizadas, não tendo acesso a serviços bancários, nem mesmo ao Pix.

O serviço Provu Parcelado pode ser implementado tanto em lojas virtuais quanto físicas e tem registrado alta procura por empreendedores.

Publicidade

Junte-se ao nosso Grupo VIP - Benefícios Sociais - no WhatsApp e receba os calendários e atualizações em primeira mão! Clique no botão abaixo para ter acesso ao Grupo VIP!

Botão Entrar no WhatsApp - Grupo VIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *